Quixadá Conseguir encontrar um endereço nesta cidade torna-se complicado. O jeito é sair perguntando pelas esquinas. Essa é a estratégia utilizada pela maioria dos mototaxistas. Até mesmo os carteiros têm dificuldades na hora de entregar as correspondências. Há alguns meses o pesquisador e escritor João Eudes Costa fez um levantamento sobre esse problema. Mais de 75% das ruas e avenidas de Quixadá não possuem placas de identificação, constatou. Irritados com o descaso da administração pública do Município alguns moradores estão começando a apelar. Um deles fez um protesto criativo. Pichou o nome da viela na parede.
Para o carroceiro Francisco Alberto de Paula, com mais de 15 anos comercializando água nas portas das casas realmente é difícil encontrar os endereços em Quixadá. Para piorar a situação a cada dia estão surgindo novos endereços. Sem as placas fica ainda mais complicado. Ele mora na Travessa José Capistrano, onde um morador fez a identificação de grafite. Agora é mais fácil saber em qual rua ele mora, concorda. Mesmo assim o carroceiro prefere as placas convencionais, de metal. Estão faltando por toda a cidade.
No Centro de Quixadá, num dos mais conhecidos cruzamentos da cidade, da Rua Basílio Pinto com a Rua Tabelião Enéas, não existe placas. A esquina, ponto de embarque de passageiros de moto-taxistas, é uma das mais antigas e movimentadas. Mesmo assim, eles passam o dia todo informando o endereço para dezenas de pedestres, motociclistas e motoristas. Como os nomes não estão à vista eles indicam pontos de referência, como estabelecimentos comerciais e órgãos públicos a quem busca orientação.
O secretário municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Seduma), Carlos Vitorino Cavalcante, mais conhecido como Carlinhos Vereador, reconhece a carência. Na avaliação dele, a maior parte dos logradouros públicos realmente precisa de placas. Todavia, ele atribui o problema à Câmara Municipal. Segundo o secretário, a Câmara não fornece a lei e nem a relação oficial das vias públicas da cidade. Sem elas não é possível confeccionar as placas. "O município não tem nenhuma despesa. A Gerardo Bastos banca tudo, mas é preciso enviar a documentação para a empresa", acrescentou ele.
O presidente da Câmara de Vereadores de Quixadá, Kleber Júnior, contesta a justificativa do titular da Seduma. Conforme o vereador no cargo majoritário do Poder Legislativo Municipal, a responsabilidade da identificação das ruas e avenidas é exclusivamente da Prefeitura. "É o prefeito quem sanciona as leis aprovando a criação dos nomes das ruas. Ele tem a obrigação de manter os projetos, com a respectiva relação dos nomes das vias, nos arquivos do Executivo" afirmou.
Pesquisa
No início de 2009 João Eudes Costa publicou um livro especial, uma minuciosa pesquisa sobre as ruas de Quixadá. A obra literária recebeu o título "Ruas que contam a história de Quixadá". O escritor catalogou dezenas, ainda levantou o posicionamento geográfico, além de descrever curiosidades sobre boa parte delas e sobre os personagens nelas homenageados. São 386 páginas. Nelas é possível encontrar até a delimitação dos bairros e leis denominando ruas, avenidas, praças, bairros, distritos e até prédios.
Virtual
Para quem está interessando mesmo em encontrar o endereço de destino a maneira mais fácil é utilizando um GPS. Em março, um veículo da Google Maps fez o georreferenciamento de Quixadá. Mas é preciso ter um receptor GPS, um telefone celular ou um tablet com tecnologia 3G para acessar o mapa. Mesmo assim é bom perguntar nas esquinas onde não encontrar as placas. O mapeamento virtual disponível na internet apresenta alguns nomes errados. A principal avenida da cidade, a Plácido Castelo, está identificada como Rua Presidente Vargas. Além do mais, o mapa virtual de endereços (https://maps.google.com.br/ ) não cobre toda a cidade.
Mais informações:
Prefeitura de Quixadá
(88) 3412.6208
Câmara Municipal de Quixadá
(88) 3412.0442
Sertão Central
Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste
centralquixada@gmail.com
centraldenoticias@bol.com.br
gomessilveira13@gmail.com
Fones(88)96694755/81212265/34121595
Sindicato dos Radialistas e Públicitários do Estado do Ceará - RP - 3742/Matricula - 6185
A.P.C.D.E.C - Matricula 334
ACI - Associação Cearense de Imprensa
ABRACE - Associação Brasileira de Cronistas Esportivos - Matricula - 3373
Nenhum comentário:
Postar um comentário