sábado, 20 de outubro de 2012

S. Francisco de Canindé - Fim de semana marca término da romaria


O município de Canindé continua lotado de devotos do santo padroeiro. A festa oficial termina hoje

Canindé Sob um forte esquema de segurança, o município encerra hoje Romaria de São Francisco, com uma santa missa às 16 horas, na Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, seguida de procissão no fim da tarde. O show do cantor José Augusto foi cancelado. A programação foi iniciada no dia 10 passado com o levantamento da bandeira. Os espaços religiosos ainda estão lotados de devotos.

Romeiros levam velas para o trânsito de São Francisco, na última novena da festa, com o tema "Louvado seja o Senhor pela irmã morte"


Mesmo com a programação oficial dos festejos terminando hoje, amanhã a cidade realiza uma romaria diferenciada. É o arreamento da bandeira de São Francisco que sai às ruas levada por devotos e comerciantes, pedindo graças para que no próximo ano seja melhor.

Na procissão de logo mais hoje, o destaque é a imagem de São Francisquinho, que mede 62 centímetros e mais oito centímetros de pedestal. Chegou ao município no ano de 1775, doada pelo fundador da cidade, Francisco Xavier de Medeiros.

Está prevista a participação do governador Cid Gomes, que será recepcionado pelos franciscanos. Ele vem agradecer ao santo suas graças alcançadas.

Uma parceria do Colégio Menino Jesus e a Paróquia de São Francisco das Chagas irá possibilitar a distribuição de cinco mil chapéus de palha para os romeiros presentes ao meio-dia.

"É um momento em que a cidade para em agradecimento a São Francisco, o que aconteceu de bom durante a festa do padroeiro", observa Romeu Rocha, idealizador da distribuição.

Ontem, a Igreja Católica celebrou o trânsito de São Francisco (sua morte), na Praça do Romeiro, na última novena da festa, que teve como tema "Louvado seja o Senhor pela irmã morte".

Segurança

A tranquilidade está sendo característica da festa neste ano, segundo os boletins diários dos órgãos de segurança pública. Não houve, até agora, nenhuma ocorrência grave. Segundo o inspetor da Polícia Rodoviária Federal, Alexandre Prado, nenhuma ocorrência foi registrada ao longo da BR-020.

O trânsito de São Francisco é uma celebração na Praça dos Romeiros, onde todo o local ficou às escuras e apenas as luzes de velas iluminaram o anfiteatro.

Um belo visual formou-se ao longo do maior espaço religioso da cidade, numa mistura de fé e devoção ao santo dos pobres. Toda a celebração foi presidida por frei João Amilton e com a participação dos padres que vieram para dar apoio na festa religiosa. A celebração do Trânsito de São Francisco de Assis, costume tradicional da Ordem Franciscana, encerra o mistério da vida, morte e da ressurreição. Conhecedores desta realidade maravilhosa e, ao mesmo tempo, angustiante e cheia de esperança, torna-se exemplo do seráfico pai, celebrar o dom da vida e aceitar a morte como irmã, caminho único para a ressurreição. O ministro provincial, frei Marconi Lins, lembrou que "verdadeiramente era luz verdadeira a presença de nosso irmão e Pai Francisco, não só para nós que compartilhávamos da mesma profissão de vida, mas também para os que estavam longe. Era, pois, luz, enviada pela luz que iluminava os que estavam nas trevas e na sombra da morte, para dirigir seus passos no caminho da paz. Isto ele fez, como verdadeira luz do meio-dia, que nascendo do alto, iluminava o seu coração e acendia a sua vontade com o fogo de seu amor". Segundo o ministro, o nome de Francisco é celebrado até os confins mais longínquos e todo o universo admira as maravilhas de sua obra.

"Alegremo-nos porque antes de ser arrebatado de nós, qual outro Jacó, abençoou todos os seus filhos e perdoou a todos por qualquer erro que tivesse cometido ou pensado contra ele", disse o sacerdote em uma das suas homilias. "Enquanto era vivo, tinha um aspecto descuidado, não havia beleza em seu rosto; nenhum membro havia restado nele que não estivesse dolorido. Devido à contração dos nervos, seus membros estavam rígidos como os de um cadáver. Mas depois de sua morte, seu semblante ficou belíssimo, brilhando com admirável candura, alegrando a visão", disse o ministro.

Assim, frei Marconi conclamou a todos para bendizer "o Deus do céu e dai-lhe glória diante de todo o ser vivente, porque Ele usou de misericórdia para conosco. Guardai a lembrança de nosso Pai e Irmão Francisco para glória daquele que o engrandeceu entre os homens e o glorificou perante os anjos. Rezai por ele, conforme ele mesmo no-lo pediu antes de morrer e invocai-o para que Deus nos faça participantes sua santa Graça".

Mais informações:

Paróquia de São Francisco das Chagas
Canindé-Ceará
Praça da Basílica - Centro
(85) 3343.0017/ 0774
 
 
 
 
Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste
centralquixada@gmail.com
centraldenoticias@bol.com.br
gomessilveira13@gmail.com
 
Fones(88)96694755/81212265/34121595
Sindicato dos Radialistas e Públicitários do Estado do Ceará - RP - 3742/Matricula - 6185
A.P.C.D.E.C - Matricula 334
ACI - Associação Cearense de Imprensa

ABRACE - Associação Brasileira de Cronistas Esportivos - Matricula - 3373

Nenhum comentário:

Postar um comentário