Canindé Chegou na madrugada de hoje um comboio de 19 carretas procedente da cidade de Codó (Maranhão), com 2.200 pessoas que vêm conhecer o santuário de São Francisco das Chagas de Canindé. Os devotos vieram pagar promessas e participar da programação da romaria em homenagem ao padroeiro da cidade, iniciada no dia 10 e que termina no próximo dia 20 de outubro, com uma missa celebrada na Praça da Gruta de Nossa Senhora de Lurdes e depois uma procissão pelas principais ruas da cidade.
Os fiéis vão participar da programação em homenagem ao santo
Os romeiros do Maranhão serão recebidos pelo pároco e reitor do Santuário, frei João Amilton dos Santos, pelo secretário de Turismo, Plínio Gomes, que entregará a chave da cidade ao empresário Francisco Carlos de Oliveira, o Chiquinho. A recepção acontece às 6 horas, no distrito de Caiçara, a 18 quilômetros da sede do município. Após o ritual religioso, os 19 veículos seguem pela CE-257, guiados por um trio elétrico. O moto patrulhamento da Polícia Rodoviária Estadual e da Guarda Municipal garante a segurança. Ao chegar ao Santuário, o comboio segue para o Centro de Apoio Integrado à Criança e ao Adolescente (Caic), que foi cedido gratuitamente pela Prefeitura.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Plínio Gomes, o prefeito Cláudio Pessoa autorizou que todos os prédios públicos do município fossem colocados à disposição da romaria. Para evitar que os romeiros sofram com assaltos, a Polícia Militar, por meio do comandante do 4º Batalhão, tentente-coronel Jarbas Freire, irá colocar policiais de plantão no Caic, bem como a cavalaria fará rondas diárias em toda área.
A Festa de São Francisco entra no seu oitavo dia de novenários. A cidade está tomada de romeiros. A procissão com o painel de São Francisco começa às 18 horas percorrendo a Rua Gervásio Martins e o calçadão do romeiro até a Praça, onde são celebradas as novenas com a animação de frei Jonaldo, presididas por frei João Amilton dos Santos. Um dos pontos altos da romaria é o esquema de segurança montado pelas Polícias Rodoviária Federal, Estadual, Civil, Militar, Guarda Municipal e Serviço Reservado.
Os festejos alusivos a São Francisco, uma das maiores manifestações religiosas do País, tem um significado forte entre os devotos do santo. Quem chega no santuário entra em contrição com Deus. "Aqui é minha segunda casa. Moro em Teresina no Piauí, mas São Francisco mora em minha casa, porque tenho uma imagem dele dentro do meu quarto", relata a devota romeira Maria das Neves, de 67 anos, que participa dos festejos há 40 anos.
Homenagem
Durante a romaria, a Igreja Católica presta homenagem aos estados do Nordeste. Já tiveram suas bandeiras hasteadas na Praça dos Romeiros Ceará, Sergipe, Rio Grande do Norte, Alagoas, Bahia, Paraíba, Pernambuco e Piauí. No nono dia das festividades, será a vez do Maranhão. "Queremos que todos aqueles que chegam à nossa meca nordestina possam se sentir em casa, por isso fazemos essas homenagens", relatou frei João Amilton dos Santos, que vem sendo elogiado pelos romeiros pela grande estrutura da igreja para atender a população devota.
Após o encerramento dos festejos, outra festa marcará a romaria. A igreja e o Colégio Menino Jesus irão distribuir cinco mil chapéus no arreamento da bandeira. É o grande dia, em que os moradores da cidade que passam toda festa trabalhando se reúnem para pedir graças ao santo, para que no ano que vem tudo possa ser melhor.
Mais informações:
Santuário de São Francisco das Chagas
Praça da Basílica, 31, Centro
Canindé- CE
Telefone: (85) 3343-9950
Juiz proíbe festas na cidade de Itatira
Itatira. A decisão do juiz da Vara Única da Comarca deste município, Antônio Josimar Almeida Alves, de proibir realização de festas e eventos em toda a cidade, que não sejam de caráter religioso, como cultos evangélicos em praça pública, está gerando polêmica entre moradores da região. Muitas famílias, principalmente os pais mais conservadores, são a favor da medida. Mas empresários e os jovens são contra a decisão.
No dia 11 de outubro, o juiz Antônio Josimar assinou portaria, suspendendo em todo município eventos festivos abertos ao público, independente da cobrança ou não de ingressos e até eventos em comemoração ao resultado das eleições na cidade. De acordo com a portaria expedida, de nº 001/2012, só podem ocorrer em Itatira eventos ou festas religiosas.
Confessando a incapacidade do Estado em dar segurança à população, na sentença o juiz alega que a decisão deve coibir a prática de crimes e violência na cidade. Antônio Josimar alega que o contingente policial em Itatira, de seis policiais, para uma cidade com 18 mil habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é insuficiente para promover a segurança pública em grandes aglomerações de pessoas.
Prejuízos
Quem trabalha com realização de festas alega prejuízos com a portaria em vigor. "Tinha contratado bandas para esse semestre, já paguei a entrada e agora estou impedido, por lei, de trabalhar e levar minha vida dignamente", diz o morador conhecido por Beto, da comunidade de São José dos Guerras.
"Se o juiz quer impedir que pessoas sejam impostas a violência, porque somente com as festas dançantes? Por acaso as pessoas que vão a uma festa evangélica em praça pública também não estão sujeitos e expostos aos mesmos perigos da violência das ruas?", pergunta o morador.
Os jovens demonstram insatisfação com a medida. "Violência se combate com investimentos em segurança, como o aumento no contingente policial e melhoria da estrutura das delegacias, e não proibindo o direito de ir e vir das pessoas, o direito ao lazer, a diversão, e restringindo a liberdade dos moradores e ainda proibindo aqueles que trabalham com festas e bares de exercerem seu trabalho", diz Camila Oliveira.
Já a dona de casa Rosa Agostinho, 50, é a favor da medida. "É bom que meus filhos deixam de ir às festas", diz a moradora. Os donos de estabelecimentos comerciais que insistirem em vender bebidas alcoólicas fora dos horários estabelecidos pela lei terão os alvarás de funcionamento suspenso por 15 dias.
Bebidas
Na portaria fica proibida, de segunda à quinta-feira, a venda de bebidas alcoólicas em todo município até as 22 horas. E nas sextas-feiras, sábado, domingo e feriados, a venda deve ocorrer somente até a meia-noite. O juiz ainda proibiu carreatas, caminhadas, passeatas e outros eventos de caráter político.
O juiz afirma ainda, pela portaria, que aqueles que descumprirem as normas pagarão multas entre 1 e 5 salários mínimos. Quem também descumprir a determinação pegará de 15 a seis meses de prisão e multa. E proprietários de estabelecimentos de Itatira que descumprirem a portaria terão o alvará de funcionamento suspenso por 15 dias ou fechamento.
Antonio Josimar Almeida Alves concluiu que a decisão tem por objetivo manter a tranquilidade e a paz na cidade.
Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste
centralquixada@gmail.com
centraldenoticias@bol.com.br
gomessilveira13@gmail.com
Fones(88)96694755/81212265/34121595
Sindicato dos Radialistas e Públicitários do Estado do Ceará - RP - 3742/Matricula - 6185
A.P.C.D.E.C - Matricula 334
ACI - Associação Cearense de Imprensa
ABRACE - Associação Brasileira de Cronistas Esportivos - Matricula - 3373
Nenhum comentário:
Postar um comentário