O melhor da cultura popular foi mostrado durante os quatro dias do evento, que já integra o calendário regional de mostras musicais
Poetas, músicos, sanfoneiros, repentistas e grupos folclóricos de várias cidades do Ceará e de outros estados se revezaram no palco principal, instalado na Praça José Osterne, a Praça da Matriz, cantando e dançando o melhor da cultura popular. Artistas da terra, das várias cidades da região, também se apresentaram e mostraram para o público porque o Vale do Jaguaribe vem se destacando na cultura do repente em todo o estado.
Dentre as várias apresentações do fim de semana, destaque para o grupo de danças folclóricas Pisada do Sertão, da cidade de Poço de José de Moura (PB). O grupo dança e apresenta coreografias do xaxado. É conhecido nacionalmente por ganhar vários prêmios em festivais e viaja o País inteiro apresentando as facetas da cultura nordestina.
O Festival de Trovadores e Repentistas foi consagrado como um dos mais importantes do gênero em todo o País, ao lado do Festival Patativa do Assaré.
É a terceira vez consecutiva que o festival é realizado em Limoeiro. De acordo com o produtor do evento, Adriano Lima, a receptividade do povo de Limoeiro do Norte fez com que a cidade recebesse as últimas três edições do Festival. Ele ressaltou também a grande quantidade de poetas e repentistas da região, o que torna o projeto participativo.
"A sétima edição era para ter acontecido em 2011, mas tivemos dificuldades de conseguir recursos, então resolvemos adiar para este ano e já estamos trabalhando para o ano que vem", disse ele.
Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste
centralquixada@gmail.com
centraldenoticias@bol.com.br
gomessilveira13@gmail.com
Fones(88)96694755/81212265/34121595
Sindicato dos Radialistas e Públicitários do Estado do Ceará - RP - 3742/Matricula - 6185
A.P.C.D.E.C - Matricula 334
ACI - Associação Cearense de Imprensa
ABRACE - Associação Brasileira de Cronistas Esportivos - Matricula - 3373
Nenhum comentário:
Postar um comentário