Dois municípios estão em estado de alerta: Aracoiaba e Quixadá.
Fortaleza registrou aumento de 12,3% no número de casos.
O boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde do Ceará divulgado na
sexta-feira (23) mostra que 28 municípios do estado podem ter epidemia
de dengue nos anos de 2012 e 2013. A possibilidade é medida por meio do
Índice de Infestação Predial (IIP) que, nestas de cidades, está acima de
1%. A situação é ainda mais delicada em Aracoiaba e Quixadá, onde o IIP
supera 4%. Este índice coloca as duas cidades em estado de alerta.
De acordo com o Ministério da Saúde os municípios classificados como de
risco apresentam larvas do mosquito em mais de 3,9% dos imóveis
pesquisados. É considerado estado de alerta quando menosde 3,9% dos
imóveis pesquisados têm larvas do mosquito, o índice é satisfatório
quando está abaixo de 1% de larvas do Aedes aegypti.
Com a mudança nas administrações municipais e o provável início do
período chuvoso, aumenta a preocupação das autoridades de saúde com o
crescimento no número de casos de dengue. Isso porque as ações de
combate ao mosquito Aedes aegypti podem ser descontinuadas em decorrência da posse dos novos prefeitos.
saiba mais
Para o médico infectlogista Anastácio Queiroz, o período é de alerta e é
preciso intensificar as ações de prevenção. "Os prefeitos que estão
saindo devem deixar como marca a sua preocupação com a população no
sentido de garantir a continuidade das ações para que não aumente o
número de casos de dengue, no Ceará", diz.
Outra preocupação é com a disseminação do vírus tipo 4 no estado. De
acordo com a Secretaria da Saúde, no momento em que esse sorotipo for
identificado em qualquer município, caso a infestação pelo mosquito da
dengue esteja acima de 1%, essa cidade passa a apresentar alto risco de
epidemia e, principalmente, um aumento no número de casos graves.
Nos onze primeiros meses de 2012, foram confirmados 50.667 casos da
doença em 166 municípios, o que representa 90,2% dos total de municípios
cearenses. Fortaleza e Maracanaú, na Região Metropolitana, concentram
os maiores números de ocorrências com 38.764 e 2.277 casos,
respectivamente. Cento e quatorze pesssoas morreram por causa causa da
dengue no estado.
Em Fortaleza, o bairro que causa mais preocupação é o São João do
Tauape que tem 1.220 casos confimados da doença, seguido por Messejana
(1.168), Jangurussu (1.165), Alto da Balança (1.009) Prefeito José
Walter (956), Barroso (935), Bom Jardim (854) e Barra do Ceará (809). Em
comparação com o ano passado, o número de casos de dengue na capital já
registrou aumento de 12,3% este ano.
Postada:Gomes Silveira
Fonte:G1
centralquixada@gmail.com
centraldenoticias@bol.com.br
gomessilveira13@gmail.com
Fones(88)96694755/81212265/34121595
Sindicato dos Radialistas e Públicitários do Estado do Ceará - RP - 3742/Matricula - 6185
A.P.C.D.E.C - Matricula 334
ACI - Associação Cearense de Imprensa
ABRACE - Associação Brasileira de Cronistas Esportivos - Matricula - 3373

Nenhum comentário:
Postar um comentário