Cerca de 50 carros participaram do primeiro manifesto da "UTI Pediátrica Já!" Foto: jéssyca rodrigues
Sobral O manifesto para o funcionamento de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Pediátrico tem ganhado força na cidade. Sob a coordenação de Fabrício Gomes, tio da menina Isabela Gomes, que faleceu após complicações cirúrgicas, foi feita a primeira carreata na cidade no último sábado.
Cerca de 50 carros participaram do primeiro manifesto da "UTI Pediátrica Já!". Todos com adesivos distribuídos pela família de Isabela e amigos. A concentração ocorreu às 8horas, no Becco do Cotovelo, onde tinham vagas reservadas pela Guarda Municipal para os carros participantes do evento. Às 9horas, os carros saíram pelas principais ruas da cidade, sendo escoltados por batedores da guarda e voltaram às 9h30. Foi servido um lanche e a panfletagem foi feita pelo centro da cidade.
Segundo Fabrício, o manifesto nasceu após a sua sobrinha Isabela falecer devido a complicações pós-cirúrgicas e a família tomar conhecimento de que a Santa Casa de Misericórdia de Sobral possuía dez leitos de UTI Pediátrica que foram inaugurados há mais de um ano e não funcionam. Isabela tinha dois anos e oito meses quando foi submetida a um procedimento considerado simples no Hospital da Unimed, na manhã do dia 26 de novembro. Na tarde do dia após a cirurgia, foi informada à família que a menina estava com quadro estável, porém, seria necessário que providenciassem um leito de UTI pediátrico em Fortaleza. "Graças a um amigo da família, conseguimos um leito no Hospital Luis de França. Mas antes n os foi informado que Sobral possuía dez leitos inaugurados em abril de 2011 e nunca funcionaram por falta de verba. Segundo os médicos, esse é uma das UTIs pediátricas mais bem equipadas do Estado", disse.
"Por volta das 23horas, conseguimos que a UTI aérea pousasse em Sobral e levamos minha sobrinha em uma UTI do Samu para o aeroporto. Depois que ela trocou de UTIs e a unidade do Samu foi dispensada, Isabela teve a primeira parada cardíaca. Tivemos que requerer novamente a ambulância e levá-la de volta para a Santa Casa. Os médicos tinham informado que poderiam surgir complicações devido a troca de aparelho, mas afirmaram que Isabela tinha um quadro favorável".
A menina foi levada para a emergência pediátrica, onde foi reanimada alguma vezes e faleceu pro volta de 1h30 da madrugada do dia 27 de novembro.
Ele explica que a família sabe que o movimento não trará Isabela de volta, mas impedirá que mais crianças corram o risco. "Nada vai trazer a minha sobrinha de volta, mas queremos evitar que mais famílias passem pelo mesmo que nós".
Na ocasião, foi alegado que a verba para o funcionamento dos dez leitos era insuficiente para mantê-los sem prejuízo ao hospital. De acordo com a secretária de Saúde de Sobral, Monica Sousa, apesar da inauguração em abril, apenas em agosto de 2011 os leitos foram reconhecidos e cadastrados pelo Ministério da Saúde, que definiu o valor de R$478,00 diários para a manutenção dos leitos individualmente. Entretanto, ela apontou que o valor ideal seria de R$800,00, que deveriam começar a ser repassados em janeiro com a inclusão de Sobral na rede de Urgência e Emergência.
A Santa Casa, em nota oficial na última semana, afirmou que a UTI Pediátrica de Sobral já possui data para funcionamento, que será a partir de janeiro de 2013. De acordo com a nota, o fato ficou estabelecido após reunião com a Secretaria da Saúde do Estado do Ceará em 11 de dezembro de 2012, com a presença da administração da Santa Casa e representantes da Secretaria da Saúde da Prefeitura de Sobral, que assegurou recursos complementares aos repassados pelo Fundo Municipal de Saúde, oriundos do Ministério da Saúde e que já são destinados ao custeio mensal das Unidades de Terapia Intensiva.
Atualmente, a Santa Casa está recrutando profissionais para compor a escala da UTI Pediátrica. A Assessoria informa ainda que existam, desde 2005, quatro leitos equipados na Alta Complexidade da Emergência Pediátrica da Santa Casa de Sobral voltados para atendimento e estabilização de crianças graves.
Em Sobral, a Santa Casa conta hoje com 19 leitos de UTI adultos, dez pediátricos e de10 neonatais. No Hospital do Coração, são 24 leitos de UTI cardíacas. Porém, os leitos de UTI pediátricos nunca funcionaram. Com a inauguração do Hospital Regional Norte no dia 17 de janeiro do próximo ano, o número de leitos passará para 70.
Mais Informações
Santa Casa
Rua Antonio Crisóstomo de Melo 919, Centro Sobral - Ceará,
CEP: 62010-550.
Telefone: (88) 3112.0400
Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste
Nenhum comentário:
Postar um comentário