Domingos Neto já assumiu a secretaria municipal que cuida dos assuntos da Copa do Mundo, mas a sua vaga está aberta na Câmara Federal FOTO: AGÊNCIA CÂMARA
Pela ordem natural, quem deveria substituir Domingos Neto seria o atual presidente do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente do Ceará (Conpam), Paulo Henrique Lustosa (PMDB). No entanto, o governador Cid Gomes foi instado por integrantes do PT para dissuadir Lustosa e os outros suplentes, ligados ao Governo, de modo a permitir que o petista Ilário Marques, derrotado na disputa pela Prefeitura de Quixadá, no ano passado, possa assumir a vaga deixada por Domingos Neto.
As articulações do governador Cid Gomes, confirmadas pelo deputado federal José Guimarães (PT) ao Diário do Nordeste na semana passada, é realmente com o intuito de abrir caminho para o quarto suplente, Ilário Marques (PT), na Câmara. No ano passado, antes das eleições municipais, os petistas fizeram o mesmo trabalho junto ao governador, mas não lograram êxito.
Em meio a algumas instabilidades no diálogo entre PT e PSB, essa relação do partido do governador Cid com o PT estadual poderia ficar mais estreita com a ida de Ilário ao Congresso. A presidente licenciada do PT no Ceará, Luizianne Lins, que defende oposição de seu partido ao Governo Estadual, retorna oficialmente amanhã ao seu cargo.
Secretário
No ano passado, o PT já havia se movimentado para levar Ilário à Câmara Federal, inclusive com a ajuda de Luizianne. O deputado Eudes Xavier assumiria a Regional VI, deixando espaço livre para Ilário. Porém, o diálogo com Paulo Henrique não vingou e o PT ficou sem a vaga. Agora, com a participação mais direta de Cid Gomes, a expectativa é de que o petista tenha chances mais reais de chegar à Câmara.
No caminho do suplente Ilário Marques, além de Paulo Henrique, ainda restam Flávio Bezerra, que atualmente está na Secretaria Especial de Portos, e José Gerardo Corrêa de Arruda. O primeiro suplente da coligação era o deputado Mário Feitoza, que já está efetivado em razão da saída de Raimundo Macêdo (PMDB), o Raimundão, para assumir a Prefeitura de Juazeiro do Norte.
Procurada pelo Diário do Nordeste, a assessoria de imprensa do Conpam informou que o titular da pasta, Paulo Henrique Lustosa, retornou ontem das férias e já viaja hoje a Brasília para cumprir atividades do órgão. A equipe do Conpam também não soube confirmar qualquer informação sobre a ida de Paulo Henrique para a Câmara Federal. Ontem à tarde, ele estava com o telefone desligado.
A Câmara dos Deputados concede um prazo de até 30 dias, que podem ser prorrogados pelo mesmo período, para o suplente assumir a vaga, após a notificação da Mesa Diretora. Geralmente, essa substituição não costuma demorar, segundo informações da assessoria de comunicação da Casa, mas, pelo menos do ponto de vista legal, o governador Cid Gomes ainda tem algum tempo para segurar a vaga de Ilário na Câmara.
Postada:Gomes Silveira
Fonte: Diário do Nordeste
Nenhum comentário:
Postar um comentário