Almaty, Cazaquistão As grandes potências do grupo 5+1 e o Irã encerraram ontem dois dias de negociações no Cazaquistão sobre o programa nuclear iraniano, concluídas com alguns sinais "positivos". Os países voltarão a se reunir em março e em abril.
A reunião de ontem entre o grupo 5+1 - os cinco países do Conselho de Segurança da ONU com poder de veto (EUA, Rússia, China, Reino Unido e França) mais a Alemanha - e o Irã durou mais de uma hora.
A primeira reunião entre os negociadores durou quase de três horas e foi qualificada de "útil" por fontes ocidentais e também por representantes russos. "Nós decidimos manter uma reunião de especialistas em Istambul em 18 de março, que será seguida por uma reunião entre os países do grupo 5+1 e o Irã em 5 e 6 de abril em Almaty", no Cazaquistão, declarou o negociador iraniano Said Jalili em coletiva de imprensa após o dia de debates.
Jalili chamou de "mais realistas" e "mais positivas" algumas das últimas propostas do grupo 5+1. O chefe dos negociadores da Rússia, o vice-ministro das Relações Exteriores Serguei Riabkov, garantiu que a reunião desta quarta-feira foi "positiva".
Nova proposta
O grupo de países do 5+1 fez uma nova proposta ao Irã que contempla "uma redução de certas sanções sobre o comércio de ouro a indústria petroquímica e bancos" em troca de concessões de Teerã.
Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste
Nenhum comentário:
Postar um comentário