Fortaleza e Ceará desembarcaram nesta segunda-feira à tarde após as classificações históricas às semifinais da Copa do Nordeste 2013. O Leão chegou primeiro, às 14h10, enquanto o Vovô retornou às 15h30.
Assisinho,
herói da classificação do Leão com o gol marcado nos minutos finais,
foi bastante requisitado pela galera, assim como o alvinegro Fernando
Henrique, que fechou o gol contra os baianos FOTO: KID JÚNIOR
Para não haver confrontos entre as duas torcidas, o policiamento foi reforçado e houve rigor no acesso ao saguão, com a barração de torcedores com camisas de torcidas organizadas.
Assim, em ambos os desembarques, a presença das torcidas foi pequena. Ainda que diminutas, as torcidas de Fortaleza e Ceará exaltaram seus ídolos, aplaudindo cada um que passava, além de pará-los para bater fotos e ganhar autógrafos.
O carinho da torcida foi muito comemorado pelos jogadores tiveram de ouvir alvinegros. Para os atletas, que tiveram de ouvir insultos e gritos de "time sem vergonha" após a derrota para o Vitória no PV, na última quinta-feira, a manifestação, agora positiva, é um sinal de que a torcida estará ao lado do time nas semifinais contra o ASA. "Mostramos dentro de campo, com a classificação, que os torcedores não poderiam ter sido tão precipitados. Eles precisam estar do nosso lado. Agora, jogando uma semifinal, precisaremos disso, deles ao nosso lado, como estamos vendo agora", declarou o atacante Magno Alves.
O zagueiro Marlon viu o ato de ontem da torcida como reconhecimento. "No futebol, é assim. A torcida sabe reconhecer e cobrar. A recepção que tivemos é uma forma de reconhecimento, sim. Não temos dúvida que ela nos apoiará na semifinal".
Reação
Já os tricolores estavam eufóricos com o espírito de luta da equipe, que, por duas vezes, precisou de um gol nos minutos finais para vencer, com na primeira fase, contra o Sousa, e domingo, contra o Santa Cruz. "O grupo é valente. Não desistimos, como mostramos nestes jogos. Por isso a torcida acredita e está aqui", declarou Esley.
O técnico Vica resumiu o espírito do Leão para os jogos contra o Campinense. "Persistência e concentração até o fim do jogo. Este é o nosso ponto forte. Mas esperamos nos próximos jogos não sofrer tanto".
Ceará fará jogo de volta no Castelão
Com campanha idêntica à do ASA/AL na classificação geral da Copa do Nordeste, a ordem dos mandos de campo das semifinais foram definidos só após sorteio desta segunda-feira à tarde na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
O Vovô jogará a primeira partida fora de casa, em Arapiraca (AL), e decidirá no Castelão uma vaga na finalíssima.
Os jogadores só ficaram sabendo da ordem dos jogos no desembarque em Fortaleza. O atacante Magno Alves comemorou o fato de a partida decisiva ser em casa. "Ficou provado que tudo se decide na segunda partida. Os quatro semifinalistas provaram isso. E nada melhor do que decidir em casa", opinou.
Alerta
O zagueiro Marlon lembrou que o mando de campo em casa só valerá caso a equipe jogue bem as duas partidas, o que não ocorreu no confronto com o Vitória. "Temos que fazer dois jogos equilibrados. Tivemos um resultado ruim em casa no primeiro jogo e uma ótima atuação no segundo. Nem sempre o mando se faz valer, por isso o segredo é jogar bem os dois jogos", ressaltou.
Julgamento do Fortaleza no STJD será nesta terça
O Fortaleza será julgado nesta terça-feira no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) pelos acontecimentos durante e após o jogo do dia 11 de novembro no PV contra o Oeste, válido pela Série C do ano passado.
O Tricolor foi denunciado no artigo 213, inciso III do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), pelo "lançamento de objetos no campo ou local da disputa do evento desportivo".
Caso seja condenado, o Leão corre o risco de perder até dez mandos de campo para as próximas competições da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), além de pagar uma multa que varia de R$ 100 a R$ 100 mil.
O julgamento deveria ter acontecido um mês depois, no dia 11 de dezembro de 2012, mas foi retirado da pauta.
O vice-presidente do clube, Daniel Frota, afirma que o Leão está confiante na absolvição. "As provas já estão todas com o advogados e estamos enviando ainda a documentação onde consta a condenação dos causadores da confusão. Vamos provar que tomamos todas as providências e precauções. Quando você faz o trabalho de prevenção e condenação, você fica isento da culpa", defendeu o dirigente.
Garantia
Apesar da confiança, o Fortaleza está resguardado também em caso de derrota nos tribunais. "Se houver perda (de mando de campo), não afetará a partida contra o Campinense. Não dá tempo, pois precisa-se de dez dias de antecedência (para fazer a comunicação). Já no caso de uma possível final, entraríamos com pedido de efeito suspensivo e acho que, provavelmente, ainda jogaríamos aqui", finalizou.
O advogado que irá defender o Tricolor do Pici é Paulo Rubens. Jorge Mota, que se recupera de cirurgia, não acompanhará o julgamento.
Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste
Nenhum comentário:
Postar um comentário