MOTOCEDRO EM QUIXADÁ

MOTOCEDRO EM QUIXADÁ
MOTOCEDRO EM QUIXADÁ -TELEFONE 88 3412 0066

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Politica - Deputados apresentam projetos com melhorias para a saúde

Deputados apresentam projetos com melhorias para a saúdeO tema saúde pública - com a indagação “Por que as redes de postos de saúde e hospitalar do setor público continuam incapazes de atender a necessidade da população?”- foi escolhido por 83,3% dos internautas, em enquete do Portal veiculada em janeiro no Pergunte ao Deputado, linha de reportagem instituída pela Agência de Noticias da AL. Os deputados estaduais, além de pronunciamentos, audiências públicas e requerimentos pedindo providências ao Poder Executivo, também propuseram projetos de lei ou de indicação visando o aperfeiçoamento do atendimento à comunidade na área da saúde pública. Trazemos nessa matéria alguns desses projetos apresentados para melhoria do setor.
Entre as iniciativas, está a da deputada Dra. Silvana, projeto 13/2013, que  torna obrigatória a inclusão, dentro do currículo das Residências Médicas oferecidas pelo Governo do Estado do Ceará, do cumprimento de um período mínimo de quatro meses de estágio curricular nos Hospitais Públicos Regionais e Filantrópicos do interior do Estado de acordo com a especialização médica de sua formação.
    
A autora do projeto de indicação diz acreditar que a inclusão do Estágio Curricular cumprido nos hospitais públicos regionais ou filantrópicos do Interior  tem como objetivo favorecer a população das comunidades que moram afastadas da Capital e muitas vezes precisam recorrer aos hospitais de Fortaleza para o tratamento de determinadas enfermidades. Ela acredita que a interiorização da formação médica vai fortalecer os serviços de atendimento nas unidades de saúde do Interior.
    
O deputado Leonardo Pinheiro apresentou projeto de indicação nº 219/11, autorizando o Governo do Estado a distribuir tablets, dotados com Internet 3G, para os agentes comunitários de saúde e de endemias, a fim de auxiliar no exercício de suas funções.  Segundo o parlamentar, a introdução dessa tecnologia poderá resultar numa melhor gestão para toda a área de saúde, otimizando o fluxo de informações.
    
Por iniciativa da deputada Eliane Novais (PSB), a Assembleia aprovou projeto de indicação 33/12, que determina a implantação, pelo Poder Executivo, de unidades geriátricas de referência nas instituições hospitalares da rede de saúde pública estadual do Ceará. A iniciativa tem o objetivo de prestar atendimento especializado ao idoso.   
    
A deputada justifica o seu projeto considerando que, no Ceará, a população de idosos aumentou 61% em 10 anos. As estimativas dos estudiosos são que o número de idosos continuará aumentando no Brasil, e esse aumento é uma tendência mundial. Em 2025, os idosos representarão em torno de 15% da população. “Diante disso, a adoção de medidas por parte do Estado em benefício desse segmento da população torna-se de grande relevância. As condições peculiares dos idosos demandam do poder público uma agenda política que contemple ações mais efetivas nas áreas da saúde, com ênfase na prevenção e tratamento de doenças crônicas, e da assistência social”, frisa. 


Postada:Gomes Silveira
Fonte:AL

Nenhum comentário:

Postar um comentário