Com a liberação do recurso, as sete mil toneladas restantes deverão chegar aos criadores até o final de outubro. Para agilizar a entrega, o Governo pretende reforçar o frete com caminhões para distribuição, explicou.
A entrega do milho continuará sendo feita através dos escritórios da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) e dos postos de distribuição da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Os criadores serão avisados com antecedência para se dirigirem aos locais previamente estabelecidos para entrega do milho. A distribuição será feita em sacas de 60 quilos, mediante demonstrativo de pagamento no valor de R$ 18,20 por saca para os agricultores familiares e R$ 21,00 para os médios e grandes produtores.
Medidas
Ainda conforme Nelson Martins, outras medidas estão sendo adotadas pelo Estado para continuar dando assistência aos criadores até a chegada da próxima quadra invernosa. A SDA está solicitando do Governo Federal outra remessa de 30 mil toneladas de milho. O procedimento será o mesmo em todas as regiões do Estado. Até agora, a entrega do milho na região Norte ocorreu no prazo previsto. No Cariri, Centro Sul e Sertão Central, o atraso na distribuição aconteceu em razão de problemas na linha férrea.
Segundo o presidente da Ematerce, José Maria Pimenta, o restante do milho deverá ser distribuído na região Sul do Estado. Foi A menos beneficiada pelo programa emergencial coordenado pela SDA. Todavia, no Sertão Central e nos Inhamuns se concentram os maiores rebanhos de bovinos, ovinos e caprinos do Ceará. Devem receber atenção especial com a chegada da nova remessa.
De acordo com a Conab, as primeiras 30 toneladas disponibilizadas para os criadores do Ceará, foram adquiridas em leilão realizado no dia 6 de maio. Os grãos chegaram de navio, um mês depois. O governador Cid Gomes assinou Termo de Doação com o secretário-executivo do Ministério da Agricultura (Mapa), Gerardo Fontelles.
Mais informações:
Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA)
Av. Bezerra de Menezes, 1820 - Fortaleza
Telefone: (85) 3101.8002
Sugestão de Reportagens para o Central Quixadá - (88) 9669 4755 Tim, (88) 9202
6830 Claro e ou (88) 8818 8647 OI ,(88) 81012265 Vivo e (88)34121595
Fixo
Gomes Silveira
Da Redação
Fonte:DN
Nenhum comentário:
Postar um comentário