MOTOCEDRO EM QUIXADÁ

MOTOCEDRO EM QUIXADÁ
MOTOCEDRO EM QUIXADÁ -TELEFONE 88 3412 0066

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Regional - Cidade quer implantar distrito industrial


Limoeiro do Norte. O município de Nova Jaguaribara está em busca de indústrias que deverão compor o distrito industrial. O terreno de 56 hectares, que pertence à Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), já esta a disposição para concessão de uso ou venda, mas os empresários interessados deverão manifestar interesse junto à prefeitura da cidade.


Neste primeiro momento cabe ao município captar as indústrias. Para isso os empresários precisam preencher um protocolo de intenção, que será encaminhado a Adece. A partir de um número significativo de interessados o terreno, que ainda não possui infraestrutura como energia, arruamento e água, irá receber as estruturas para o funcionamento das indústrias.

As empresas que se instalam no Interior recebem incentivos fiscais do Governo estadual. No caso de Nova Jaguaribara, a prefeitura se prontifica a capacitar os empregados para ocupação das vagas de trabalho FOTO: RODRIGO CARVALHO

De acordo com o titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Aquicultura e Pesca de Jaguaribara (Sedeta), André Siqueira, há duas modalidades que os empresários poderão instalar as indústrias nesta área. "Uma é o empresário comprar o terreno diretamente da Adece, a outra a Adece pode, dependendo do projeto, construir o galpão industrial que atenderá a determinada indústria e fazer o contrato de arrendamento. Desta forma a Adece continuaria como proprietária do imóvel e da benfeitoria, e o empresário ficaria pagando uma espécie de aluguel", explica.

Segundo o secretário, algumas empresas já estão procurando o município, de setores como de processamento de peixe, e de produção de ração. "Nossa proposta é aberta para qualquer setor que deseja se expandir para o interior, mas damos enfoque às indústrias que pertencem a cadeia produtiva da tilápia, já que o Açude Castanhão é o maior reservatório da América Latina para múltiplos usos e também o responsável pela produção de 50% da tilápia do Estado".

Realidade

Nesta cadeia entra também o setor metalúrgico, responsável pela fabricação de gaiolas para o criatório de peixe e a produção de alevinos. O faturamento da piscicultura representa cerca de três vezes o orçamento da prefeitura. Ela movimenta uma grande quantidade de recursos e é um segmento importante para economia de Nova Jaguaribara, sendo também a principal geradora de emprego. Algumas atividades são atreladas à piscicultura, como a produção de ração, processamento do peixe, produção de alevinos, produção de gaiolas, metalúrgicas.

Ainda de acordo com Siqueira, uma emenda parlamentar, no valor de R$ 500 mil, está destinada à construção de um galpão industrial. "A Adece fez uma sessão de uso de três hectares para prefeitura, e com o valor desta emenda será construído um galpão para uma unidade de processamento de pescado", ressalta.

Paralelo a isso, o secretário acrescenta que o Ministério da Pesca sinalizou um apoio para a aquisição dos equipamentos necessários para esta unidade, a serem entregues no início do próximo ano. "Como não é objetivo da prefeitura a produção, nossa atuação é como de animadores desse processo. Com a estrutura em construção, será lançado um edital para que investidores, empresários e associações concorram ao uso do equipamento", afirma Siqueira.

Para o município há pressa em receber os empresários, mostrar a área e apresentar o modelo de protocolo de intenção, pois somente a partir dessa demanda é que Adece pode iniciar a urbanização. Siqueira mostra-se empolgado com a animação de alguns empresários interessados e os futuros consumidores.

"Principalmente no setor da piscicultura vemos que será um ganho enorme, para produtores e consumidores. Só para ter ideia da taxa de convenção alimentar, um peixe consome 1.400 kg de ração para produzir 1kg de carne. Nossa produção gira em torno de 1,5 milhões de quilos por mês, então o consumo médio de ração é de 2 mil toneladas por mês, um consumo muito elevado", explica.

Nova Jaguaribara está localizada próximo à BR-116 e a CE- 371 que interliga Jaguaretama e Morada Nova. As indústrias que se expandem para o Interior recebem incentivos fiscais do Governo do Estado. Siqueira afirmou que a prefeitura se prontifica a capacitar os empregados para ocupação das vagas de trabalho, em ação que será realizada em parceria com as instituições Sebrae, Senai, Senar e Senac.

Os empresários também poderão contar com o apoio da Casa da Indústria, recentemente instalada no município de Limoeiro do Norte, ferramenta daFiec para desenvolver as indústrias do Estado.
ELLEN FREITAS
COLABORADORA



Postada:Gomes Silveira
Edição:Ingrid Lima
Fonte:DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário