O
deputado federal José Guimarães, líder do Partido dos Trabalhadores
(PT) na Câmara Federal, declarou ao ex-presidente Luís Inácio Lula da
Silva que “topa qualquer parada no Ceará”, se referindo às eleições
deste ano.
O
parlamentar é cotado para disputar a vaga do Senado Federalem uma eventual composição com o Pros, como cabeça de chapa para o governo do Estado e a indicação do PT para o cargo de senador.
Guimarães tomou café com o ex-presidente na manhã de ontem, na sede do Instituto Lula, em São Paulo. No encontro de mais de duas horas, o parlamentar cearense relatou a situação do cenário eleitoral no Nordeste, em especial, no Ceará.
O líder do PT na Câmara evidenciou ainda o desejo e a disponibilidade de disputar vaga ao Senado, em uma chapa única unindo PT, Pros e PMDB, além dos demais partidos que completam a aliança governista. “Meu nome sempre é lembrado, mas vamos discutir na hora certa. Eu disse para o Lula que topo qualquer parada”, admitiu.
Guimarães, que também é vice-presidente nacional da legenda, deve coordenar a estratégia eleitoral do PT para a região. “Conversamos sobre a situação das disputas eleitorais no Nordeste, principalmente sobre o Ceará. Não foi nada definitivo, mas procuramos ajustar o melhor caminho que preserve os espaços do PT”, explicou Guimarães, acrescentando que “não foi uma reunião para bater martelo, mas para trocar ideias”.
ESFORÇO
De acordo com o deputado, Lula recomendou um esforço pela manutenção da aliança do PT cearense com o governador Cid Gomes e o PMDB de Eunício Oliveira. Defendeu ainda que a prioridade do partido na região seja ampliar o número de senadores e deputados federais, fortalecendo as bancadas no Congresso e garantindo a governabilidade em um eventual segundo mandato da presidente Dilma Rousseff.
“O diretório regional do Ceará tem uma posição que envolve três etapas: a eleição da presidente Dilma, a manutenção da aliança no Ceará e, por fim, a participação do PT na chapa majoritária, preferencialmente, a disputa ao Senado Federal”, afirmou.
LULA NO CEARÁ
Ainda durante a reunião, ficou acertada uma visita de Lula ao Ceará na segunda quinzena de março, após o encontro do PT que definirá a tática eleitoral para 2014 - marcada para o dia 15 daquele mês.
No próximo mês, Lula vai iniciar uma série de viagens pelo Nordeste para uma espécie de pré-campanha pela reeleição de Dilma Rousseff. Segundo Guimarães, a expectativa é que o Estado colabore com 2 milhões de votos para a reeleição de Dilma. Em 2010, a presidente obteve 2,7 milhões de votos no Ceará. No cenário do Nordeste, o mais provável é que os estados da Bahia e do Piauí tenham candidaturas majoritárias petistas para os governos estaduais.
Fonte:O Estado
Postada:O Estado
Nenhum comentário:
Postar um comentário