A
cúpula nacional do Pros aguarda um sinal da presidente Dilma Rousseff
para o início da reforma ministerial. O presidente da legenda, Eurípedes
Júnior (Pros-DF) avalia que o partido será contemplado com, pelo menos,
uma vaga no Ministério, mas admite que o encontro ainda não tem data
prevista na agenda da presidente brasileira.
A
expectativa é que os diálogos se iniciem no fim desde mês. A reforma
ministerial será motivada pelo processo eleitoral. Ministros que
disputarão as eleições de outubro até poderiam, de acordo com a
legislação, permanecer nos cargos até abril, mas, para dar continuidade e
não quebrar o ritmo dos trabalhos, a presidente Dilma optou por
antecipar a troca dos titulares. A estratégia ainda é aproveitar as
vagas para acomodar os demais aliados visando às eleições deste ano.Ciro
Questionado sobre quem será a indicação, caso o Pros seja chamado para compor um Ministério, Eurípides admitiu que continua se movimentando para tentar emplacar o atual secretário de Saúde do Ceará, Ciro Gomes, na equipe da presidente Dilma.
“Caso o Pros venha a ser convidado a participar da equipe de governo da presidente Dilma, estamos preparados e à disposição. Não desistimos do Ciro [Gomes]. Trata-se de um nome altamente qualificado e competente”, disse Euripedes Junior ao jornal O Estado. Ciro Gomes, porém, nega a intenção de assumir o posto de ministro e afirma estar focado no trabalho da secretaria de Saúde. O cearense ainda enfatiza que não existe nenhuma vaga acertada, como se se especula.
Contrariando as expectativas da cúpula nacional do Pros, aliados de Dilma já afirmam, nos bastidores, que a indicação não está tão certa, uma vez que tudo dependerá da evolução de conversas com o governo e com o próprio Ciro.
BANCADA
Com aval do Palácio do Planalto, o Pros e o PP anunciaram uma aliança na Câmara dos Deputados, em Brasília, e passaram a formar a terceira maior bancada da Casa, atrás de PT e PMDB. Agora, Pros trabalha para ampliar a sua bancada na Câmara Federal em 2014. Nesta eleição de 5 de outubro o partido tem candidatos à Câmara dos Deputados em todas as unidades da federação. A intenção do partido é aumentar a bancada atual, chegando a um número entre 30 e 40 parlamentares. Para o Senado Federal, a legenda ainda está em processo de definição, para indicação de candidaturas fortes. Esta será a primeira disputa após sua criação, no ano passado.
Sobre eleições para governo dos estados, o Pros irá lançar candidatura própria no Amazonas, com o atual vice-governador José Melo; no Tocantins, com o atual senador Ataídes Oliveira; no Ceará, com o nome indicado pelo atual governador Cid Gomes; na Paraíba, com o atual deputado federal Major Fábio e no Rio de Janeiro, com o atual deputado federal Miro Teixeira.
Sugestão de Reportagens: 88 9669 4755 Tim / 92026830 Claro – 88 8121 2265 Vivo / – 88 34121595 Fixo
Postada:Gomes Silveira
Edição:Ingrid Lima
Fonte:O Estado
Nenhum comentário:
Postar um comentário