Município que integra a rota do turismo do Estado ainda tem área com deficiências de pavimentação e redes de água e esgoto
O paulistano Laerte Lopes conhece o local há 15 anos. Hoje ele é síndico de um condomínio no Porto da Dunas e garante que enquanto a paisagem se modificou grandemente com os empreendimentos, a estrutura continua a mesma de sempre. "A Prefeitura começou a fazer uma obra, passaram o encanamento de água e esgoto, mas param em março do ano passado", disse.
Segundo ele, com a falta de escoamento, a via onde mora fica intransitável nos períodos de chuva. "Tem gente que não consegue nem sair de casa e ano passado até um muro caiu", disse. Ele acredita que o local é um cartão postal para as visitas e deveria ter mais atenção.
"Muitas pessoas investiram muito aqui e não têm uma infraestrutura nas ruas, que continua a mesma desde a primeira vez que eu vim aqui", afirmou.
Lopes também informou que mesmo a água chega nas casas. "É um absurdo. Aqui tem que fazer poço profundo para ter água e fossa para o esgoto". Segundo ele, a falta de saneamento afeta até o comércio. "Aqui é um lugar belíssimo, mas com a falta estrutura nem mesmo o comércio consegue se desenvolver", completou.
A Prefeitura de Aquiraz confirmou que a intervenção, iniciada no último semestre da gestão anterior, foi paralisada no ano passado. Contudo, não informou o motivo para a interrupção.
Segundo a gestão, uma parceria entre o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) garantiu o financiamento de US$ 44 milhões para obras de saneamento básico no Porto das Dunas, a serem executadas pelo Governo do Estado.
Contudo, os desafios para o saneamento em Aquiraz não se restringem à área turística. De acordo com a Cagece, 98,10% do município possui cobertura de água e 44% de esgoto. Já a Prefeitura garante que a sede da cidade e o distrito de Tapera têm 90% da população atendida com saneamento básico.
Além disso, outras localidades, como o loteamento Arvoredo concluíram recentemente obras de infraestrutura.
Segundo a atendente comercial Nídia Oliveira, a casa dela só passou a receber água encanada há oito meses. Mesmo assim, "nem todas as casas estão ligadas", disse. Entretanto, ela afirma que a melhoria não incluiu o esgotamento.
Já a catadora Maria Silveira, que mora no bairro Novo Aquiraz, afirma que, mesmo com o encanamento, costuma ficar sem água. "Tem dia que chega água, tem dia que não chega, afirmou.
Em nota, a Prefeitura de Aquiraz informou que tem realizado ações "de ampliação do sistema de abastecimento de água e saneamento básico do município".
A gestão municipal afirmou ainda que "em 2013, algumas comunidades receberam obras de ampliação, como é o caso da comunidade Vila da Prata, beneficiando cerca de 500 famílias. As obras de saneamento se estenderam até o bairro Alto Alegre".
NÚMERO
44 milhões de dólares foram garantidos pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para o saneamento do Porto das Dunas.
Sugestão de Reportagens: 88 9669 4755 Tim / 92026830 Claro – 88 8121 2265 Vivo / – 88 34121595 Fixo
Postada:Gomes Silveira
Edição:Ingrid Lima
Fonte:DN
Nenhum comentário:
Postar um comentário