Roberto Cláudio fala para jovens empresários cearenses em almoço, ontem. Ele confirma sua ida à Câmara no dia 3 de fevereiro, para abertura do ano legislativo e disse que vai receber, no mesmo dia, os servidores muncipais FOTO: ALEX COSTA
Antes do encontro com jovens empresários cearenses, ontem, durante um almoço, o prefeito esclareceu que só falará sobre o processo eleitoral nas convenções partidárias, alegando que essa estratégia o ajudará a manter o foco na administração da cidade. "A eleição não é em nível municipal. Então, vamos tratar de dar andamento as obras, inaugurar e caminhar com a administração como se nada estivesse acontecendo. Meu papel agora é administrar a cidade e não desviar a atenção", ressaltou Roberto Cláudio.
O prefeito defendeu que nem mesmo a troca de secretários motivada pelas eleições deve afetar tão intensamente os trabalhos ao confirmar que, até o momento, apenas o secretário Especial da Copa, Domingos Neto, comunicou o futuro afastamento do cargo para tentar a reeleição como deputado federal. "Eventualmente, um ou outro membro da administração pode vir a ser candidato e, no prazo devido, será substituído sem que haja uma descontinuidade nas ações de governo", apontou.
Atraso
O prefeito não mencionou o nome do secretário de Educação, Ivo Gomes, deputado estadual e provável candidato à reeleição, devendo ser o único dos três irmãos políticos (ele, Cid e Ciro Gomes) a ter um mandato a partir de janeiro de 2015.
Roberto Cláudio participou, ontem, de um almoço com os membros da Associação de Jovens Empresários (AJE) para apresentar um balanço das ações da Prefeitura principalmente nos setores da educação, saúde e mobilidade urbana. Durante o evento, o coordenador geral da AJE, Marcos Vinícius, também mostrou algumas sugestões de propostas elaboradas pela Associação que podem ser implantadas na Capital.
O evento acabou assumindo um tom político depois de Roberto Cláudio fazer críticas indiretas à gestão da ex-prefeita Luizianne Lins. Durante sua fala inicial, ele rebateu as reclamações quanto ao atraso nas obras da Copa, defendendo que o problema não era legado dele. "As pessoas falam mal do atraso nas obras, mas elas estão dentro do prazo que a gente estabeleceu. O problema é que a gente não pode fazer mágica e concluir, em um ano e meio, obras que eram para ter sido feitas em quatro anos", disse o prefeito para culpar a gestão anterior.
Câmara Municipal
Roberto Cláudio também adiantou que pretende levar à Câmara Municipal de Fortaleza, no próximo dia 3 de fevereiro, o balanço da execução financeira feita neste tempo de gestão e informará quais serão as principais mensagens a serem enviadas à Casa já no mês de fevereiro.
"Eu apresentarei um pequeno extrato do que foi feito de execução financeira, mostrando quais foram as áreas prioritárias e já lançar quais serão as nossas prioridades para 2014. A regulamentação do Plano Diretor, a lei que cria o Conselho das Cidades e algumas ações de combate à poluição visual serão o que gente deve enviar nesse primeiro momento", antecipou.
Quanto ao reajuste dos servidores do Município, Roberto Cláudio relatou que a Prefeitura ainda está estudando o impacto da proposta de um novo aumento que será concedido como uma forma de garantir a reposição inflacionária do ano passado, calculada pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo).
"A Câmara aprovou um reajuste de 5,70%, mas o IPCA fechou em 5,91%. Então, nós estamos analisando o impacto e a possibilidade de enviar uma nova mensagem com essa correção. Esse foi o compromisso que assumi", lembra Roberto Cláudio. A alteração estudada pelo Executivo, no entanto, segue o índice nacional, porque em Fortaleza, a alta foi de 6,38%.
O prefeito disse ver com naturalidade a possibilidade de um grande protesto dos servidores previsto para ocorrer na Câmara Municipal no dia em que ele for apresentar o balanço aos vereadores. Faz parte do processo democrático. Sempre que necessário terei o diálogo franco e aberto. A gente tem que construir as coisas de mãos dadas e de maneira responsável, inclusive do ponto de vista financeiro. Já anunciei aos servidores que, no dia 3, à noite, receberei eles no gabinete", prometeu.
Redução da receita
Roberto Cláudio também justificou que, com a redução do Fundo de Participação do Município (FPM) valor do duodécimo a ser repassado à Câmara Municipal de Fortaleza neste ano ficou abaixo do que estava previsto na Lei Orçamentária anual . "Como a renda média melhorou, o quociente do FPM subiu e, em virtude disso, a receita caiu", explicou o prefeito.
Sugestão de Reportagens: 88 9669 4755 Tim / 92026830 Claro – 88 8121 2265 Vivo / – 88 34121595 Fixo
Postada:Gomes Silveira
Edição:Ingrid Lima
Fonte:DN
Nenhum comentário:
Postar um comentário