Familiares e amigos acendem velas pelas 242 vítimas do incêndio na boate Kiss, em Santa Maria, que completou um ano ontem Foto:folhapress
A primeira das atividades foi uma vigília em frente à boate, com cerca de 600 pessoas. Às 3h, horário em que incêndio começou no ano passado, houve toque de sirenes para acordar os demais moradores e lembrá-los do aniversário da tragédia.
Por volta das 3h de 27 de janeiro de 2013, o fogo provocado pela fagulha de um artefato pirotécnico usado pela banda que tocava no local espalhou-se pelo telhado da casa noturna. A fumaça asfixiou a maioria das vítimas em poucos minutos.
Para lembrar cada um dos mortos na tragédia, foram pintados 242 corpos no asfalto diante dos escombros da boate. Depois velas espalhadas sobre um coração também desenhado no chão foram acesas e deixadas no local até derreterem e apagarem, em uma representação das vidas que se extinguiram. Houve orações e algumas rápidas palavras de alguns participantes.
Na maior parte da vigília, familiares e amigos lembraram das vítimas abraçados, em silêncio, exibindo camisas e cartazes com os nomes delas. Além das homenagens, cerca de 200 manifestantes participaram de uma passeata e um protesto diante do prédio do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP-RS), em Santa Maria, para pedir a inclusão de mais réus nos processos contra responsáveis pela tragédia da boate Kiss.
Os familiares das vítimas entendem que as denúncias oferecidas à Justiça não apontam todos os culpados e querem que os funcionários públicos, inclusive o prefeito Cezar Schirmer, também sejam denunciados por falhas na emissão de alvarás e fiscalização municipais. Os manifestantes ainda colocaram 242 balões brancos nos muros do prédio do MP-RS.
Na noite de ontem, foi lido o nome das vítimas em sequência intercalada por toques de tarol e bumbo, na praça central da cidade. Um culto ecumênico celebrado por três padres e dois pastores encerrou a programação de homenagens.
Brasil unido
A presidente Dilma Roussef também fez uma homenagem a familiares e vítimas da tragédia. "O Brasil se une em memória às vítimas, e em solidariedade às mães, pais e amigos dos jovens de Santa Maria", disse a presidente, no Twitter.
Fonte:DN
Postada:Gomes Silveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário