
E assim, aquele sonho de levantar a taça foi renovado e hoje se inicia a decisão da edição de 2015, com o Alvinegro visitando o Bahia, na Fonte Nova, em Salvador (BA), às 22 horas.
Dando mostras de sua ansiedade em relação ao duelo de logo mais, a torcida alvinegra já lotara o Aeroporto Internacional Pinto Martins para recepcionar o time após heroica classificação contra o Vitória. E ontem à tarde repetiu o apoio no embarque da equipe para o confronto de hoje.
Jogadores e comissão técnica têm procurado deixar esse sentimento para o torcedor e destacar o foco no trabalho até aqui, na esperança de trazer a taça.
"Chegar até a final é um premio pelo trabalho, mas com a ideia de ser coroado com a taça, de trazê-la para cá. No ano passado, o Ceará disputou, mas não ganhou. Este ano temos a possibilidade de novo, e vamos com tudo. É gostoso chegar à final, demonstra que o trabalho é sério, bem planejado, e que estamos no caminho certo", externou o técnico Silas.
Sabedor da pressão que enfrentará - o estádio estará lotado e o Bahia deve pressionar muito para sair com uma vantagem para o jogo de volta, no Castelão - Silas tem o 'script' na ponta da língua: não ter medo. "Não é hora de ter medo. Sabemos da força do Bahia, que eles também têm condições de ser campeões, e temos de ir como tudo. Um título este ano da Copa do Nordeste marca a vida do treinador, do jogador, do clube. Agora é abraçar a taça de um vez por todas. O Bahia merece por ser um grande clube, o Sérgio Soares (técnico) merece porque é um grande treinador, mas isso vale também para cá. Está nas mãos de Deus e do trabalho de todos nós", finalizou Silas.
Estratégia
A formação que encara o Bahia hoje é praticamente a que empatou em 2 a 2 com o Vitória e conseguiu a classificação, exceto pela dupla de zaga titular, que naquela ocasião cumpria suspensão automático. Hoje, Gilvan e Charles estão confirmados.
O meia Marinho, surpresa no duelo no Barradão e principal destaque, também está mantido como titular. Ele afirma ter a estratégia para sair da Fonte Nova com um bom resultado.
"Temos que jogar como fizemos lá contra o Vitória: nos defendendo quando preciso e atacando, como é característica do time. Não sabemos jogar lá atrás e assim fizemos dois gols e saímos com a vaga. Precisamos de gols e sair com vantagem para o jogo aqui no Castelão. Será difícil, mas não só para nós, o Bahia respeita o Ceará", opinou ele.
Para seis jogadores, nova chance de título
Em 2014, o Ceará também chegou à decisão da Copa do Nordeste, porém foi superado pelo Sport, com uma derrota de 2 a 0 em Recife e um empate em 1 a 1 no Castelão. Daquele time, cinco jogadores continuam como titulares no Vovô e terão nova chance de conquistar um título da competição: o goleiro Luís Carlos, o lateral-direito Samuel, o meia Ricardinho e os atacantes Assisinho e Magno Alves.
O zagueiro Sandro foi titular naquela campanha, mas hoje não estará em campo, pois continua com um desconforto muscular na coxa direita.
Sobre a final do ano passado, o meia Ricardinho preferiu não fazer comparações, mas espera conquistar a taça desta vez.
"Perder o título diante de nossa torcida, no Castelão lotado, foi muito difícil para a gente. Tínhamos time para sermos campeões e agora temos outra chance. Será contra um adversário diferente, elencos diferentes. Temos que fazer um primeiro jogo seguro, como o da semifinal contra o Vitória", avaliou.
Já o lateral-direito Samuel lembrou que o título de 2014 foi perdido no primeiro jogo, na derrota por 2 a 0 na Ilha do Retiro. "O que faltou no ano passado foi que fomos muito afoitos contra o Sport lá e saímos com 2 a 0, um placar muito difícil de reverter. Temos um aprendizado e inteligência para jogar lá em Salvador e buscar o título aqui", apostou.
Bahia também fecha treino, e dúvida na zaga persiste
O Bahia também faz mistério para a primeira final da Copa do Nordeste, hoje, na Fonte Nova, contra o Ceará. O técnico Sérgio Soares realizou treino fechado nessa terça e mantém dúvidas para escalação de sua equipe.
Com um desfalque certo, do zagueiro Tite, que recebeu o terceiro cartão amarelo, Soares está entre o experiente Chicão e o jovem da base, Róbson, para jogar ao lado de Thales.
A outra dúvida é no ataque, entre Léo Gamalho e Zé Roberto. O ex-atacante do Ceará ainda não caiu nas graças da torcida tricolor e a atuação ruim no último domingo, pela seminal do Estadual contra o Juazeirense, pode ser determinante para sua saída do time titular. O postulante à vaga é Zé Roberto, atacante da base do clube, que entrou bem no mesmo jogo e marcou o gol da vitória por 3 a 2.
Em contrapartida, o técnico Sérgio Soares terá o retorno do lateral-esquerdo Patric. O defensor, que se recuperou de inchaço no tornozelo, substituirá Bruno Paulista, expulso no confronto das semifinais contra o Sport.
Preocupação
Os gols sofridos, aliás, são uma preocupação para o técnico Sérgio Soares, que nas últimas três partidas em casa viu sua meta ser vazada seis vezes, dois em cada jogo: ante o Sport, na segunda semifinal do Nordestão que o Bahia venceu por 3 a 2, o empate em 2 a 2 contra o Nacional/AM pela Copa do Brasil e, por último, na sofrida vitória de virada por 3 a 2 diante do Juazeirense, pelo campeonato baiano.
"É importante continuar com essa dose alta de gols feitos, mas temos que diminuir a margem de gols sofridos, principalmente nas finais do Nordeste".
Apoio
A torcida do Bahia esgotou todos os ingressos aos quais tinha direito para a decisão de hoje na Fonte Nova. Ao todo, o torcedor tricolor adquiriu os 38 mil ingressos e ainda se aventurou a procurar parte dos 1,2 mil destinados para a torcida do Ceará.
"Primeiro, dizer que o torcedor está de parabéns. A gente só lamenta todo esse transtorno que foi para o torcedor comprar o ingresso, num jogo importante, onde ele sabe da importância da partida e da presença dele no estádio. A gente agradece esse apoio do torcedor, essa busca pelo ingresso, para contribuir conosco", declarou Sérgio Soares, ao site oficial do Bahia.
Vladimir Marques
Repórter
CENTRAL QUIXADÁ INFORMANDO E SUGERINDO REPORTAGENS ATRAVÉS DOS FONES TIM 9860 2540 /88233180 OI /92026830 CLARO OU (88) 3412 1595 E PELO EMAIL: CENTRALQUIXADA@GMAIL.COM/CENTRALDENOTICIAS@BOL.COM
POSTADA:GOMES SILVEIRA ,COM INFORMAÇÕES DO DN
Nenhum comentário:
Postar um comentário