
Um dos investigados pelo Supremo Tribunal Federal
(STF), Cunha é acusado de ter recebido pagamentos de propina dos fornecedores da estatal. Ele nega as acusações e qualquer envolvimento.
Eduardo Cunha foi citado como um dos beneficiados do esquema por Alberto Youssef, em delação premiada. Segundo o delator, o presidente da Câmara apresentou requerimentos para investigar uma das fornecedoras da estatal, a Mitsui, que teria interrompido as propinas na época.
Defesa
Em seu comparecimento espontâneo à CPI, Cunha citou dois requerimentos de 2011, feitos pela ex-deputada Solange Almeida (PMDB-RJ), atual prefeita de Rio Bonito, no Rio de Janeiro. Os requerimentos pediam ao Tribunal de Contas da União e ao Ministério de Minas e Energia as informações sobre o contrato entre a Mitsui e a Petrobras.
Segundo Youssef, o objetivo era fazer com que a empresa retomasse o pagamento das propinas.
Cunha negou na CPI que tivesse relação com os requerimentos e Solange, em depoimento à PF, isentou o líder da Câmara. Apesar disso, segundo o jornal Folha de S. Paulo, Eduardo Cunha consta como "autor" dos dois arquivos em que foram produzidos os requerimentos assinados pela ex-deputada.
Segundo ele, um computador de seu gabinete deve ter sido usado por ela ou por um assessor. "Pode ser que um funcionário dela que pode ter ido lá pedir à assessoria pra fazer, acontecia com vários deputados, até porque ela era suplente", disse.
Os arquivos, segundo a área técnica da casa, foram autenticados pelo próprio gabinete da deputada. O que para Cunha são duas coisas diferentes. "Foi autenticado no gabinete dela, [...] uma coisa é ter usado uma máquina pra fazer o acompanhamento, outra coisa é autenticar", afirmou. Ele também disse que seu gabinete era usado por vários colegas do Rio.
CENTRAL QUIXADÁ INFORMANDO E SUGERINDO REPORTAGENS ATRAVÉS DOS FONES TIM 9860 2540 /88233180 OI /92026830 CLARO OU (88) 3412 1595 E PELO EMAIL: CENTRALQUIXADA@GMAIL.COM/CENTRALDENOTICIAS@BOL.COM
POSTADA:GOMES SILVEIRA ,COM INFORMAÇÕES DO DN
Nenhum comentário:
Postar um comentário