MOTOCEDRO EM QUIXADÁ

MOTOCEDRO EM QUIXADÁ
MOTOCEDRO EM QUIXADÁ -TELEFONE 88 3412 0066

domingo, 10 de maio de 2015

CAMPANHA - Começa vacinação contra a gripe

Começou neste sábado, por ocasião do dia nacional de mobilização contra a Influenza, a campanha de vacinação contra a gripe no Ceará, cuja meta é imunizar, até o dia 22 de maio, pelo menos, 80% das mais de 2 milhões de pessoas que estão nos grupos prioritários para a dose em todo o Estado. Junto dessa campanha, as secretarias municipais e estadu
al de Saúde continuam o trabalho de imunização contra o sarampo, que ainda não atingiu a meta estabelecida.
A vacina contra a gripe, disponível em todos os postos de saúde da Capital, é prioritária para crianças de seis meses a quatro
anos completos, gestantes, mulheres com até 45 dias de pós-parto, idosos acima de 60 anos, portadores de doenças como hipertensão, diabetes, e problemas cardíacos ou renais, trabalhadores da área de saúde, pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional.
A abertura oficial da campanha aconteceu no posto de saúde Matos Dourado, no bairro Edson Queiroz, com a presença do prefeito Roberto Cláudio e do governador do Estado, Camilo Santana. Para a secretária de Saúde do Município, Socorro Martins, no período de chuvas e troca de estações é fundamental que a população esteja imunizada contra o vírus Influenza.
"Essa campanha tem um tempo mais restrito, então, quanto mais cedo as pessoas procurarem se proteger, vai ser melhor, principalmente os idosos", detalha a gestora. De acordo com a coordenadora de imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Vanessa Soldatelli, somente em Fortaleza, mais de 550 mil pessoas precisam receber a dose até o próximo dia 22.
"Estamos buscando pelo menos 80% dessa meta para interromper a cadeia de circulação do vírus", explica Vanessa. Durante a campanha, serão oferecidas as vacinas Influenza Trivalente, que protege contra Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B; Pneumococo 23 Valente, que imuniza pessoas institucionalizadas e acamadas contra doenças invasivas; e Hepatite B, para intensificação da faixa etária de 49 anos.
Campanha contra sarampo
A imunização contra o sarampo continua como um dos focos da SMS, também até o dia 22 de maio. "Temos mais de 300 mil vacinas em estoque, em Fortaleza, contra o sarampo. É importante que aquelas pessoas que ainda não se vacinaram, ou que estão em dúvida se devem ou não tomar a dose, procurem um posto de saúde para que a gente possa garantir que em 60 dias não tenha mais nenhum caso de sarampo na cidade", orientou o prefeito Roberto Cláudio.
"Nós já conseguimos vacinar mais de 900 mil pessoas, mas ainda precisamos chegar aos 85% da meta. Chegamos apenas aos 80%, falta imunizar cerca de 100 mil pessoas", contabiliza Socorro Martins. Entre as estratégias adotadas para atingir o maior público possível, acrescenta a secretária, estão a mobilização de agentes de saúde e o deslocamento de equipes de vacinação para locais de grande movimentação como praças, shoppings e supermercados.
Na reta final da campanha contra o sarampo, a SMS está fazendo uma varredura, principalmente nas regiões que registraram casos da doença.
FIQUE POR DENTRO
 
Riscos e sintomas da Influenza
 
A Inlfluenza, ou gripe comum, como é conhecida, é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir e espirrar. As mãos também podem difundir o vírus, quando o indivíduo entra em contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias, levando o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz. A gripe pode, ainda, levar a complicações graves e ao óbito, especialmente nos grupos de alto risco para as complicações da infecção.

CENTRAL QUIXADÁ INFORMANDO E SUGERINDO REPORTAGENS ATRAS DOS FONES   TIM 9860 2540 /88233180 OI /92026830 CLARO OU (88) 3412 1595 E PELO EMAIL: CENTRALQUIXADA@GMAIL.COM/CENTRALDENOTICIAS@BOL.COM
POSTADA:GOMES SILVEIRA - FONTE:DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário