quarta-feira, 21 de setembro de 2016

LAVA JATO - Renan negocia anistia de políticos

Deputados e senadores relataram à reportagem da Folhapress que o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), outros senadores e o líder do governo Michel Temer na Câmara, André Moura (PSC-SE), também participaram das conversas para tentar aprovar uma anistia aos políticos alvos da Operação Lava Jato.
A manobra que envolveu líderes dos principais partidos políticos no Congresso, governistas e de oposição, acabou sendo abortada na noite de segunda-feira (19).

Na ocasião, o plenário da Câmara dos Deputados tentou aprovar de surpresa projeto tipificando o crime de caixa dois – o dinheiro de campanha não declarado à Justiça- com o objetivo oculto de anistiar aqueles que o praticaram até então.
Após reação, porém, a sessão foi encerrada sem que o texto do projeto viesse à público. Deputados e senadores afirmaram à reportagem que havia o acerto para que Renan colocasse o tema em votação ontem no Senado caso a Câmara o aprovasse na noite anterior.

Congresso
Os deputados e senadores foram convocados a Brasília nesta semana para participar, prioritariamente, de uma sessão do Congresso Nacional na noite de segunda para votar temas relativos ao Orçamento e vetos presidenciais. Responsável pela realização dessa sessão, Renan acabou cancelando-a mesmo havendo quorum de deputados e senadores no Congresso.
Caso ela tivesse ocorrido, a Câmara não poderia ter mantido a sessão em que tentou votar a anistia.
“Fomos enganados. Fomos chamados para uma sessão do Congresso. Ninguém falou sobre esse projeto. Óbvio que tem o dedo do Senado, houve uma fraude”, afirmou o vice-presidente do Conselho de Ética da Câmara, Sandro Alex (PSD-PR).
Em reunião no gabinete de Renan na noite desta segunda, o presidente do Senado demonstrou irritação, segundo relatos, com o recuo da Câmara. Estiveram presentes senadores do PMDB, PT e PSDB, entre outros.
Em entrevista nesta terça, Renan negou qualquer participação ou conhecimento das negociações. “Eu não fui informado do que conteria essa proposta, sinceramente. Não participei em nenhum momento dessa decisão [de pautar a proposta]. Eu não sei de nada, o que se pretende, qual é o texto, se é eficaz, em que momento vai votar”.


COM INFORMAÇÕES    DO O ESTADO
FONE: 34121595 FIXO
JORNAL CENTRAL          Quixadá         .         NO          QUE É APP 88 - 9 - 96331144

Postada          POR GOMES SILVEIRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário