Em de 27 de outubro de 1870 a Lei Provincial n.° 1.347 criou o Município de Quixadá, desmembrando-o de Quixeramobim e elevado-o à categoria de vila. Assim, nesta sexta-feira, 27, o município completa seus 147 anos de emancipação política e administrativa.
Gravados nas páginas de sua história estão os sonhos, as lutas e as conquistas de um povo alegre, acolhedor, empreendedor, um povo marcado pela vontade de trabalhar e cheio de amor e admiração por seu torrão natal.
Quando José de Barros Ferreira se instalou no “Sítio Quixadá”, em 1855, o fez como resultado de uma atitude não apenas corajosa, mas também empreendedora. Veio com uma visão: criar uma fazenda, desenvolver o lugar e viver aqui. Sua casa, o curral ligado a ela e a capela por ele erguida, empreendimentos localizados nas proximidades de onde é hoje a Praça José de Barros, logo se tornaram a célula rural que atraiu mais e mais trabalhadores. Cento e quarenta e sete anos depois, esta é a maior cidade do Sertão Central cearense.
Nas páginas de sua história estão registrados também os períodos difíceis, os dias que exigiram coragem, luta, suor e confiança no futuro. E o povo quixadaense sempre soube enfrentá-los de cabeça erguida, armados com a disposição para o trabalho e com o sentimento de pertencimento ao lugar onde nasceram. É esta característica que nos torna um povo grande e preparado para continuar transformando este lugar na direção do futuro e do usufruto comum de suas riquezas e potencialidades.
Hoje, portanto, não é dia para fustigarmos uns aos outros com provocações de cunho político-partidário, mas para nos orgulharmos da nossa história, dos nossos ancestrais, das nossas personagens de ontem e de hoje, e para renovarmos a crença em dias cada vez melhores.
PARABÉNS QUIXADÁ!
PARABÉNS, FAMÍLIA QUIXADAENSE!
PARABÉNS, FAMÍLIA QUIXADAENSE!
FONTE:DIÁRIO DE QUIXADÁ
FONE: 34121595 FIXO - (88)9 -98602540 TIM
JORNAL CENTRAL QUIXADÁ
POSTADA POR GOMES SILVEIRA
FONE: 34121595 FIXO - (88)9 -98602540 TIM
Nenhum comentário:
Postar um comentário