ANUNCIE AQUI!

ANUNCIE AQUI!
TELEFONES : 88 98602540,88 988820918 / 88 34121595

sexta-feira, 10 de setembro de 2021

Quixadá - Fotos retratam a dificuldade de estudar no sertão durante a pandemia

“Essa é uma das escolas cearenses com mais medalhistas na OBA [Olimpíada Brasileira de Astronomia e Austronáutica]”, diz com orgulho Maria Neuda do Nascimento Carneiro, diretora da Escola de Ensino Fundamental Zilcar de Souza Holanda, no Distrito Educacional Cipó dos Anjos, em Quixadá (CE). Apesar do marco importante, esta vocação pode estar ameaçada, à medida que crianças e adolescentes têm sinalizado desistir de estudar.Este recorte corrobora com a pesquisa do Datafolha encomendada pelo Itaú Social, Fundação Lemann e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em que o risco de evasão escolar durante a pandemia está em 51% no campo atualmente, ante a 39% no meio urbano. São crianças e adolescentes que estão perdendo cada vez mais o vínculo com a escola, prejudicando não apenas a escrita e a leitura, mas também o convívio social, a relação com o esporte e até a parte o desenvolvimento motor e da fala.Edilene Alves de Souza contrata internet móvel quando é possível. No entanto, muitas vezes, o sinal só pega do lado de fora da casa. Por isso, ela guarda o aparelho dentro de um pote pendurado no varal e conta que, de longe, ouve as mensagens chegando.

Na foto abaixo, Vinicius (10), Venâncio (8), Pedro Vitor (6) e a mãe Edilene na entrada da casa no sertão de Quixadá. O mais velho sonha em ser médico, enquanto os mais novos querem ser policiais.


O professor Evaneuton dos Santos, coordenador geral do Distrito Educacional Cipó dos Anjos, afirma que a função de ensinar atualmente também deve considerar formar criticidade e discernimento para a construção de uma sociedade melhor. Mas a realidade ainda passa longe disso. Com a pandemia, ele diz que “dentro da cultura educacional do nosso país hoje, o ensino remoto nunca vai atingir nem 30% da meta de ensino (que é de 60%)”.


JORNAL CENTRAL QUIXADÁ  é o Blog Oficial do Radialista Gomes Silveira no Sertão  Central. Participe através do telefone e Whats App - Telefone TIM (88)998602540 EMAIL - centralquixada@gmail.com

FONTE:REPÓRTER CEARÁ

POSTADA POR GOMESILVEIRA 

Nenhum comentário:

Postar um comentário