quinta-feira, 22 de dezembro de 2022

POLITICA - Elmano surpreende o pessoal do PDT. Pode convocar dois deputados estaduais e um federal, mas não terá o apoio oficial do partido

O go0vernador eleito Elmano de Freitas (PT) esteve com uma comissão especial do PDT, na sede deste partido, impressionou aos mais céticos sobre a conversa que iria acontecer, mas saiu acreditando que o partido não lhe emprestará apoio oficial, apesar dos esforços do senador Cid Gomes e do presidente da Assembleia, Evandro Leitão. No meio político, embora Elmano não tenha feito qualquer manifestação pública, a crença é de que ele, com ou sem o apoio oficial do PDT, vai convocar dois deputados estaduais desta agremiação para integrarem o seu secretariado.

Segundo deputados ligados a Evandro Leitão, o senador Cid Gomes teria pedido a Elmano que proporcionasse a convocação do segundo suplente de deputado estadual do partido, Antonio Granja, não reeleito quando disputou o seu sétimo mandato. Para permitir a convocação de Granja, porém, o governador terá que convocar dois deputados e, dizem alguns governistas, ele já teria decido convocar Salmito Filho e Lia Ferreira Gomes. Esta, alguns admitem que ela não aceitará, pois é um dos irmãos mais próximos de Ciro, e este poderia ponderar que ela não aceite. Em convocando dois pedetistas, além de Granja seria beneficiado o primeiro suplente, deputado Bruno Pedrosa.

No PDT há uma certa convicção de que o deputado federal Idilvan Alencar seria convocada por Elmano para ser o secretário de Educação, cargo que ele já ocupou. A convocação de Idilvan, em acontecendo, atende, senão um pedido, um desejo do senador Cid Gomes, pois beneficiará uma dos seus mais diletos amigo e correligionário, o deputado federal Leônidas Cristino, também ex-prefeito de Sobral.

Elmano, ao que se sabe, oficialmente ainda não conversou com nenhum dos dirigentes de partidos, exceção do PT, que lhes emprestaram apoio no pleito passado, sobre a composição do seu secretariado. Hoje, houve comentário de que ele teria chamado para conversar o senador Chiquinho Feitosa, presidente da Federação que reúne o PSDB e o Cidadania, mas não se tem notícia se houve ou não o encontro e se trataram de formação do secretariado. Com outros partidos, com certeza não houve conversa. Nem com o PP do deputado federal AJ Albuquerque, cujos entendimentos foram feitos também com o deputado estadual Zezinho Albuquerque.

No entendimento do PP com Elmano, afiançado pelo ex-governador Camilo Santana e pelo presidente da Assembleia, Evandro Leitão, os dois principais aliados do governador eleito na formação da aliança de apoio à sua candidatura, teria sido acertado que o PP, pela simbologia do apoio, pelo tempo de propaganda eleitoral no rádio e na televisão, participaria do Governo com uma secretaria e teria a presidência da Assembleia Legislativa na segunda metade do Governo. Na primeira metade a presidência do Legislativo ficaria com Evandro Leitão.

Integrantes do PP confirmam que a direção do partido ainda não foi chamada por Elmano para conversar sobre indicação de nome para o secretariado, mas acreditam que o compromisso do governador eleito será cumprido. Elmano, no calendário de seus aliados, deveria anunciar os nomes dos seus principais auxiliares entre sexta-feira (23) e sábado (24). Há quem diga, porém, que esse calendário não será cumprido.


Salmito, Elmano e Vitor Valim no plenário da Assembleia



VIU ALGUMA SITUAÇÃO QUE PODE VIRAR NOTÍCIA? OU TEM ALGUMA SUGESTÃO DE PAUTA? FALE COM A GENTE PELO WhatsApp do Central Quixadá

88 998602540 / 988820918 / 88 34121595

JORNAL CENTRAL QUIXADÁ é o Blog Oficial do Radialista GOMES SILVEIRA no Sertão Central. Participe através do telefone e Whats App - Telefone TIM (88)998602540 88 988820918 OI EMAIL - centralquixada@gmail.com 

FONTE:OBLOG DO EDISON SILVA

POSTADA POR GOMES SILVEIRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário