A LDU venceu o Fortaleza nos pênaltis por 4 a 3 neste sábado, 28, no Estádio Domingo Burgueño, em Maldonado (URU), e conquistou a Copa Sul-Americana. No tempo normal, empate por 1 a 1, com gols de Juan Martín Lucero e Lisandro Alzugaray.
Com a conquista, a LDU chega ao 2° título, igualando Boca Juniors-ARG, Athletico-PR, Independiente-ARG e Independiente del Valle-EQU em número de troféus da Copa Sul-Americana.
Fortaleza 1 (3) x (4) 1 LDU: O jogo
Fortaleza e LDU protagonizaram uma partida burocrática na etapa inicial. O Leão tentava propor jogo, exercendo uma pressão no meio-campo para desarmar o adversário e verticalizar o confronto, mas esbarrava no nervosismo e, principalmente, no forte sistema defensivo armado pelo técnico Luis Zubeldía.
Apesar das dificuldades impostas pelos equatorianos, o Tricolor teve a melhor chance do 1° tempo, aos 17 minutos, quando Marinho recebeu em velocidade pelo lado esquerdo, cortou para dentro para finalizar, mas não obteve sucesso. No rebote, Guilherme arrematou, mas a bola explodiu na marcação.
Antes, o time cearense havia chegado próximo do gol de Alexander Domínguez em jogada ensaiada de Pochettino. O argentino cruzou, a bola desviou na perna de Brítez e passou à esquerda do goleiro da LDU.
A equipe equatoriana, por sua vez, adotou uma postura mais reativa. Quando tinha a posse, demonstrava qualidade para envolver o adversário, mas não conseguiu criar chances claras, concentrando muito do ataque no lado esquerdo, com Paolo Guerrero e Jhojan Julio. A LDU finalizou duas vezes no primeiro tempo, mas sem assustar João Ricardo.
Na etapa decisiva, o Fortaleza voltou com mais atitude e logo nos minutos iniciais foi recompensado: Juan Martín Lucero recebeu de Pochettino e abriu o marcador para o Tricolor do Pici no Uruguai. No lance anterior, João Ricardo havia sido protagonista, parando Jhojan Julio cara a cara.
A vantagem construída pelo Leão do Pici, porém, durou pouco. Oito minutos após marcar, Lisandro Alzugaray, que entrou na vaga do lesionado Ibarra no 1° tempo, acertou o ângulo de João Ricardo em lance individual executado pelo lado direito ofensivo. Jogadores do Fortaleza protestaram contra a arbitragem alegando que o camisa 9 dos equatorianos havia cometido falta, mas o árbitro Jesús Valenzuela validou.
Com a partida empatada novamente, a LDU retomou a postura defensiva, enquanto o Fortaleza seguiu procurando resolver a partida no tempo normal. Aos 19 minutos, Yago Pikachu recebeu de Pochettino e finalizou cruzado para a defesa de Domínguez.
No lance seguinte, mais uma vez Domínguez foi protagonista: aos 21, Marinho cobrou falta na área, Bruno Pacheco desviou e o arqueiro da LDU conseguiu defender.
Após as chegadas do Fortaleza, a equipe da LDU passou a controlar mais a posse, mas optava por não acelerar a partida. Paolo Guerrero, aos 39 minutos, tentou em cobrança de falta, mas mandou à esquerda de João Ricardo. Nos acréscimos, Martínez finalizou de fora da área e o arqueiro tricolor defendeu.
Prorrogação
O Fortaleza de Juan Pablo Vojvoda seguiu dominante na prorrogação: aos 7 minutos, Pacheco cobrou escanteio na área e Tinga cabeceou por cima do gol de Domínguez.
A equipe equatoriana tentava igualar o confronto, mas esbarrava nos passes errados. Encaixado defensivamente, o Fortaleza oferecia resistência ao adversário.
Nos minutos finais do 1° tempo da prorrogação, a LDU passou a envolver o Fortaleza em troca de passes, mas não conseguia arrematar contra João Ricardo. Aos 13 minutos, Paolo Guerrero recebeu na área, virou o corpo e finalizou, mas a bola explodiu na marcação.
No retorno para a etapa decisiva, o Leão do Pici teve a primeira oportunidade, após Lucas Sasha acionar Pikachu no lado direito e o camisa 22 finalizar cruzado. Romero e Galhardo não conseguiram completar.
No lance seguinte, em cobrança de escanteio, Tinga subiu livre de marcação e cabeceou, mas Domínguez defendeu.
A reta final da partida ganhou ares de dramaticidade com a lesão muscular do zagueiro Titi. O atleta saiu de maca e com todas as substituições gastas por Juan Pablo Vojvoda, o defensor precisou atuar no sacrifício.
Com o cenário favorável, aproveitando o desgaste físico dos atletas do Fortaleza, o time de Luis Zubeldía se lançou ao ataque para resolver a partida e aos 29 minutos do 2° tempo, em jogada de Jhojan Julio pelo lado direito, cruzou para Guerrero, que finalizou na marcação tricolor.
Pênaltis
O Fortaleza iniciou as penalidades em vantagem com João Ricardo parando a cobrança de Paolo Guerrero. Na sequência, Galhardo, Lisandro Alzugaray, Yago Pikachu e Martínez converteram, respectivamente, até que Silvio Romero parou em Domínguez.
Com a decisão novamente igualada, Jhojan Julio e Tinga convertaram. Nas penalidades decisivas, Alexander Alvarado parou em João Ricardo e Domínguez pegou a cobrança de Pedro Augusto.
Nas alternadas, Piovi converteu para a LDU, enquanto Brítez parou em Domínguez.
Veja sequência de cobranças
- Paolo Guerrero (perdeu)
- Thiago Galhardo (converteu)
- Lisandro Alzugaray (converteu)
- Yago Pikachu (converteu)
- Mauricio Martínez (converteu)
- Silvio Romero (perdeu)
- Jhojan Julio (converteu)
- Tinga (converteu)
- Alexander Alvarado (perdeu)
- Pedro Augusto (perdeu)
- Ezequiel Piovi (converteu)
- Brítez (perdeu)
Fortaleza x LDU | Ficha Técnica
Viu alguma situação que pode virar notícia? Ou tem alguma sugestão de pauta?Fale com a gente pelo WhatsApp do Central Quixadá.
SUGESTÃO DE PAUTA? FALE COM A GENTE PELO WhatsApp do Central Quixadá
Nenhum comentário:
Postar um comentário