Depois de tempos severos de seca e insegurança, os quixadaenses podem descansar um pouco em relação ao abastecimento da cidade.
O principal reservatório que supre as necessidades de Quixadá, o açude Pedras Brancas, alcançou neste domingo, segundo dados consolidados pela Companhia de Gestão de Recursos Hídricos do Ceará, a COGERH, 34,59% de sua capacidade total, o que representa um volume de mais de 157 milhões de metros cúbicos de água -o suficiente para encher o Cedro, por exemplo.
Essa é a melhor marca de acúmulo do reservatório em mais de uma década. O açude Arrojado Lisboa, em Banabuiú, maior da região e 3º do estado, tem atualmente 42,14% de sua capacidade total. O Pedras Brancas abastece Quixadá e garante a segurança hídrica da cidade há décadas e, desde os anos 2000/2010 substituiu totalmente o Cedro na função.
Em 2012, a questão de segurança hídrica foi apontada como chave para a cidade perder o Hospital Regional do Sertão Central, HRSC, para a vizinha Quixeramobim -anos depois, em 2015, quando uma estiagem severa atingiu o Ceará, a situação se inverteu e, em medida de emergência, o estado construiu uma adutora do Pedras Brancas para socorrer Quixeramobim; durante o período mais difícil, o reservatório conseguiu abastecer as duas maiores cidades do Sertão Central.
Viu situação que pode virar notícia? Ou tem alguma sugestão de pauta?Fale com a gente pelo WhatsApp do Central Quixadá.
SUGESTÃO DE PAUTA? FALE COM A GENTE PELO WhatsApp do Central Quixadá
Nenhum comentário:
Postar um comentário