CONSTRUTOP QUIXADÁ

CONSTRUTOP QUIXADÁ
TELEFONES : 88 3412 0322

sexta-feira, 5 de julho de 2024

FARMÁCIA VAZIA - Com meses sem medicamentos,fila na busca na CAF de Quixadá toma prédio da saúde;cidadãos esperam respostas

Em vídeos que circulam nas redes sociais na manhã desta quinta, 4, as filas na Secretaria de Saúde de Quixadá tomam conta do prédio. Segundo relatado, a fila em questão é de cidadãos que buscam respostas na Central de Atendimento Farmacêutico, CAF. Sim, respostas, pois pelo menos desde dezembro de 2023, a CAF da gestão do médico Ricardo Silveira (PSD) não consegue atender a demanda de remédios da população que mais precisa.

Conforme explicado em áudio compartilhado junto aos vídeos, a extensa fila, que faz cidadãos aguardarem no calor desde o início da madrugada por atendimento, só existe pelo atraso da prefeitura em fornecer as medicações receitadas. Sob a tutela do alcaide Ricardo, a gestão parece ter "esquecido" de algo tão básico: comprar remédios para oferta pública da demanda dos pacientes do Sistema Único de Saúde, SUS, que não tem dinheiro para comprar em farmácias e drogarias.

Algumas pessoas da gestão culpam, desde o agravamento do problema, com a falta de medicamentos também nos postos de saúde, o governo do estado. De acordo com profissionais experientes em gestão pública, a prefeitura pode entregar uma lista de interesse ao governo estadual, que compra a cesta de medicações e distribui conforme pedido, porém nem sempre a lista é comprada por completo -por essa razão as prefeituras tem autonomia e autoridade para comprar, em licitações específicas, os remédios faltosos. Quixadá não realizou nenhuma licitação do tipo, por isso o problema aumentou.

O problema em relação a falta de medicamentos tem se agravado. Em matéria já publicada por nossa redação, segundo relatório publicado pela própria prefeitura, com atualização datada do último dia 7 de junho, a gestão passou a ter um número maior de medicamentos em falta do que aqueles disponíveis. No informado na lista de controle, haviam no dia cerca de 26 diferentes medicamentos disponíveis para os usuários da saúde municipal por meio da CAF. Entre eles, medicamentos controlados, não controlados e colírios; enquanto na lista de remédios que faltavam, haviam inacreditáveis 37 tipos em falta.



Viu situação que pode virar notícia? Ou tem alguma sugestão de pauta?Fale com a gente pelo WhatsApp do Central  Quixadá.

SUGESTÃO DE PAUTA? FALE COM A GENTE PELO WhatsApp do Central Quixadá

88 998602540 / 988820918 / 88 34121595JORNAL CENTRAL QUIXADÁ É O BLOG OFICIAL DO RADIALISTA GOMES SILVEIRA NO SERTÃO CENTRAL. PARTICIPE ATRAVÉS DO TELEFONE E WHATS APP - TELEFONE TIM (88)998602540 88 988820918 OI EMAIL - CENTRALQUIXADA@GMAIL.COM


POSTADA POR GOMES SILVEIRA

FONTE :INFORDIGITALOFICIAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário