As eleições para prefeito e vice-prefeito dos municípios brasileiros ocorre em 6 de outubro. Quarta maior cidade do Brasil e a maior do Nordeste, Fortaleza (CE) tem disputa acirrada, que envolve o atual prefeito José Sarto (PDT), candidato à reeleição com apoio de Ciro Gomes (PDT) e Roberto Cláudio (PDT); o deputado federal André Fernandes (PL), do grupo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL); Capitão Wagner (União Brasil), de quem André já foi aliado; e o petista Evandro Leitão (PT), apoiado pelo presidente Lula (PT), pelo governador Elmano de Freitas (PT) e pelo ministro da Educação, Camilo Santana (PT).
A semana de campanha à Prefeitura de Fortaleza terá a divulgação de três pesquisas de intenção de voto. As datas a partir das quais a divulgação é autorizada estão registradas no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Confira as datas de divulgação das pesquisas:
Nove candidatos concorrem ao cargo de prefeito de quarta capital do País:
- André Fernandes (PL)
- Capitão Wagner (União Brasil)
- Chico Malta (PCB)
- Eduardo Girão (Novo)
- Evandro Leitão (PT)
- George Lima (Solidariedade)
- José Sarto (PDT)
- Técio Nunes (Psol)
- Zé Batista (PSTU)
Se nenhum candidato obtiver 50% dos votos mais 1, haverá segundo turno em Fortaleza, no dia 27 de outubro.
O que disse a última pesquisa Datafolha:
Até aqui, três pesquisas Datafolha foram divulgadas. O principal recorte da última rodada, divulgada em 13 de setembro (13/9), mostrou o seguinte resultado:
Pesquisa estimulada
O que disse a última pesquisa Quaest
Pesquisa estimulada
O que disse a última pesquisa Atlas
Pesquisa Estimulada
Como está o cenário da eleição para prefeito de Fortaleza em 2024?
O prefeito Sarto busca a reeleição e a permanência do grupo político que chegou ao poder na Prefeitura em 2013, com o ex-prefeito Roberto Cláudio (PDT).
Houve ruptura do bloco político em 2022, com PT e PDT em atrito na eleição para governador, na qual Elmano de Freitas foi eleito e Roberto Cláudio ficou na terceira colocação.
Na disputa deste ano, o PT lançou Evandro Leitão, presidente da Assembleia Legislativa.
Houve divisão também no bloco da direita, unidos até 2022. Este ano são candidatos André Fernandes, representante do bolsonarismo, Capitão Wagner, que representou os conservadores nas eleições majoritárias de 2016, 2020 e 2022, e ainda Eduardo Girão.Há ainda mais três partidos de esquerda na disputa: o Psol, com Técio Nunes, o PCB, com Chico Malta, e o PSTU, com Zé Batista.
Fecha a lista de candidatos George Lima, do Solidariedade, de centro.
Viu situação que pode virar notícia? Ou tem alguma sugestão de pauta?Fale com a gente pelo WhatsApp do Central Quixadá.
SUGESTÃO DE PAUTA? FALE COM A GENTE PELO WhatsApp do Central Quixadá
Nenhum comentário:
Postar um comentário