Vice-prefeita eleita de Fortaleza, Gabriella Aguiar (PSD) renunciou, nesta sexta-feira (27), ao mandato de deputada estadual na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece). Primeiro suplente da legenda na Casa, Simão Pedro (PSD) assumiu a vaga como titular ainda nesta sexta, consolidando a mãe, Tereza Cristina Pequeno (PSB), como prefeita de Orós a partir de 1º de janeiro de 2025.
Ele e a mãe foram eleitos prefeito e vice-prefeita de Orós, no pleito deste ano, com 58,41% dos votos válidos. Os dois foram diplomados pela Justiça Eleitoral no dia 16 deste mês, ficando aptos a serem empossados a partir do próximo ano. Todavia, Simão Pedro abriu mão do comando da cidade do Centro-Sul cearense para poder assumir um assento na Alece.
Dessa forma, ele garante um mandato de dois anos como deputado estadual, enquanto a mãe dele comandará a cidade pelos próximos quatro anos. Assim, quem será empossada como prefeita de Orós no dia 1º de janeiro será Tereza Cristina Pequeno. Pela legislação, Simão Pedro precisa apenas comunicar a renúncia do diploma de prefeito à Câmara Municipal de Orós.
A chapa formada por mãe e filho foi montada de forma "estratégica", já que, no caso de vitória de Evandro Leitão (PT) e Gabriella Aguiar (PSD) em Fortaleza, a vaga na Alece surgiria. No início de novembro, ele declarou ao Diário do Nordeste que a dobradinha com a mãe ajudaria a pleitear mais investimentos para Orós e região.
Vale ressaltar que, pela Legislação Eleitoral, uma pessoa não pode ser titular de um mandato no Executivo e proporcional ao mesmo tempo. Por isso, é necessário renunciar a um deles para exercer o cargo eletivo.
Viu situação que pode virar notícia? Ou tem alguma sugestão de pauta?Fale com a gente pelo WhatsApp do Central Quixadá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário