O conselheiro Edilberto Pontes, do Tribunal de Contas do Ceará (TCE-CE), foi sorteado como relator das contas do Governo do Ceará em 2025. A substituição, feita nesta quinta-feira (23), ocorreu depois de a conselheira Onélia Leite Santana se declarar impedida para exercer a função.
Antes de assumir a cadeira na Corte, Onélia foi titular da Secretaria de Desenvolvimento Social na gestão do governador Elmano de Freitas (PT). Além disso, ela é casada com o ministro da Educação, Camilo Santana (PT) — forte aliado do gestor estadual.
Ao Tribunal, a conselheira declarou suspeição "por motivo de foro íntimo" para ser a relatora das contas do Governo, o que é previsto no Regimento Interno do TCE Ceará.
Com isso, o conselheiro Edilberto Pontes foi sorteado para ser relator, obedecendo sistema de rodízio para a escolha da relatoria do processo.
Além de Onélia, também foram excluídos do sorteio o presidente do TCE Ceará, Rholden Queiroz, e o conselheiro Ernesto Saboia, que foi o relator das contas da gestão estadual em 2024.
Viu situação que pode virar notícia? Ou tem alguma sugestão de pauta?Fale com a gente pelo WhatsApp do Central Quixadá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário