O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que “hoje é o dia sagrado da soberania”, após convocar uma reunião de emergência com ministros nesta quarta-feira (30). A medida ocorreu depois que Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, oficializou a tarifa de 50% sobre produtos brasileiros.
"Eu estou saindo daqui completa porque eu vou me reunir ali para defender outra soberania. A soberania do povo brasileiro em função das medidas anunciadas pelo Presidente dos Estados Unidos. Então hoje, para mim, é o dia sagrado da soberania, de uma soberania de coisas que eu gosto", afirmou Lula, segundo o Metrópoles.
Dentre as pessoas chamadas para a reunião, estão:
- Vice-presidente Geraldo Alckmin;
- Ministro Fernando Haddad (Fazenda);
- Ministro Rui Costa (Casa Civil);
- Ministra Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais);
- Advogado-geral da União do Brasil Jorge Messias.
Os ministros integram o grupo de trabalho do governo Lula para discutir a resposta do Brasil diante do "tarifaço" estadunidense.
Tarifa de 50% sobre produtos brasileiros
O presidente dos Estados Unidos assinou a ordem executiva que implementa a tarifa de 50% contra o Brasil. Em comunicado feito pela Casa Branca, nesta quarta-feira (30), Donald Trump detalhou que medida sobre os produtos brasileiros deve valer a partir do dia 6 de agosto.
No decreto, há diversos produtos importados do Brasil que ficarão de fora do tarifaço como suco de laranja, castanha-do-pará, produtos agrícolas, combustíveis, peças de aviação civil, alguns tipos metais, madeira, entre outros.
Viu situação que pode virar notícia? Ou tem alguma sugestão de pauta?Fale com a gente pelo WhatsApp do Central Quixadá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário