MOTOCEDRO EM QUIXADÁ

MOTOCEDRO EM QUIXADÁ
MOTOCEDRO EM QUIXADÁ -TELEFONE 88 3412 0066

segunda-feira, 13 de outubro de 2025

POLITICA - A bala de prata que Lula quer para pavimentar a tentativa de reeleição em 2026

O governo Lula prepara um movimento que pode redesenhar o cenário da eleição de 2026: uma política nacional de tarifa zero no transporte coletivo. A proposta, revelada recentemente por Fernando Haddad, está em estudo no Ministério da Fazenda e mira diretamente o bolso do trabalhador/eleitor. A ideia é simples na forma, mas ambiciosa no alcance: transferir o custo das passagens de ônibus e metrô da população para o poder público, transformando o transporte em um direito gratuito, financiado coletivamente. 

Técnicos da Fazenda articulam uma engenharia fiscal para viabilizar o projeto, com base em estudos já realizados e uma estimativa de custos para os próximos anos. O plano prevê integrar os subsídios estaduais e municipais com os valores já repassados pelas empresas via vale-transporte, além de, possivelmente, incluir a União no rateio dos custos. A avaliação de técnicos da área é que, sem o respaldo federal, o modelo não se sustenta.  

A proposta ainda enfrenta resistências no campo econômico, que teme impactos nas contas públicas. Mas, no campo político, ela é vista como um trunfo eleitoral de alto impacto. 

Proposta pode ser viável, mas é complexa 

Fortaleza exemplifica os dilemas da proposta. Com um sistema pressionado por críticas à qualidade e ao custo da tarifa, a Capital cearense luta para manter uma operação minimamente eficiente. Enquanto isso, Caucaia, cidade vizinha, introduziu a tarifa zero, que se mostrou importante, mas também tem gargalos. A experiência local tem sido acompanhada de perto por técnicos do País inteiro e, certamente, pode ter a contribuir nessa perspectiva. 

Do ponto de vista eleitoral, o impacto seria imediato: fôlego no orçamento das famílias, ampliação da circulação nos centros urbanos e fomento à economia popular. A aposta do governo, ao que parece, é transformar o transporte público em uma bandeira social, com potencial para conquistar o eleitorado das periferias urbanas.  

É preciso pensar em política de Estado

Para não virar apenas um slogan de campanha, o governo precisa apresentar um modelo de financiamento inovador, blindado contra mudanças políticas e crises econômicas. A ideia, tratada nos bastidores como a “bala de prata” de Lula para 2026, precisa ser um projeto de Estado e não de governo. 


Legenda: Presidente pediu um estudo completo sobre o setor de transporte coletivo e o financiamento das passagens nas grandes cidades brasileiras
Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil


Viu situação que pode virar notícia? Ou tem alguma sugestão de pauta?Fale com a gente pelo WhatsApp do Central  Quixadá.

SUGESTÃO DE PAUTA? FALE COM A GENTE PELO WhatsApp do Central Quixadá
88 998602540 / 988820918 / 88 34121595

JORNAL CENTRAL QUIXADÁ É O BLOG OFICIAL DO RADIALISTA GOMES SILVEIRA NO SERTÃO CENTRAL. PARTICIPE ATRAVÉS DO TELEFONE E WHATS APP - TELEFONE FIXO 3412 1595 TIM (88)998602540 88 988820918 OI EMAIL - CENTRALQUIXADA@GMAIL.COM

POSTADA POR GOMES SILVEIRA

COM INFORMAÇÕES DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário