A Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (Feclesc) será sede do XVI Fórum Internacional de Pedagogia (XVI FIPED), que será realizado entre os dias 27 e 30 de maio de 2026, em formato híbrido, sob a coordenação local do professor da Feclesc/Uece, Manuel Bandeira dos Santos Neto, que é membro da Associação Internacional de Pesquisa na Graduação em Pedagogia (AINPGP), instituição que promove o evento em parceria com a Universidade Estadual do Ceará (Uece) e apoio de outras Instituições de Ensino Superior comprometidas com a democratização da educação, da pesquisa e da formação docente.
Desde sua criação, o FIPED tem como pilares a inclusão e a diversidade, valorizando os sujeitos e os territórios historicamente marginalizados, e ampliando o alcance da produção científica para além dos grandes centros. Assim, reafirma-se o compromisso com o “Brasil profundo”, reconhecendo que todos os territórios são legítimos espaços de produção de saberes, práticas e pesquisas. A escolha da Feclesc como sede — pela segunda vez — fortalece essa identidade. No cenário singular dos monólitos da Galinha Choca e das águas do Açude Cedro, o evento se inspira na força, na resistência e na criatividade do Sertão Central, conectando a cultura sertaneja aos desafios globais da formação docente e da pesquisa acadêmica.
A programação contará com referências nacionais da Educação e da Pedagogia, como os professores Dr. José Carlos Libâneo (UFG) e Dra. Maria Amelia Santoro Franco (UNISANTOS). Além de conferências, o evento oferecerá mesas-redondas, apresentação de trabalhos, rodas de conversa, atividades culturais e momentos de integração acadêmica – tudo pensado para promover diálogos qualificados e inspiradores.
As inscrições já estão disponíveis no site do XVI Fórum Internacional de Pedagogia (XVI FIPED). Estudantes da Uece têm desconto exclusivo de 50% até o final de dezembro.
Viu situação que pode virar notícia? Ou tem alguma sugestão de pauta?Fale com a gente pelo WhatsApp do Central Quixadá.

Nenhum comentário:
Postar um comentário