MOTOCEDRO EM QUIXADÁ

MOTOCEDRO EM QUIXADÁ
MOTOCEDRO EM QUIXADÁ -TELEFONE 88 3412 0066

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Embaixada do Equador - Assange pede fim da caça às bruxas

A aparição do fundador do WikiLeaks na sacada da embaixada foi vista como uma tentativa de evitar a sua prisão

Londres O fundador do WikiLeaks, Julian Assange, apareceu na sacada da embaixada do Equador em Londres ontem para falar à imprensa, fazendo sua primeira aparição pública desde que se refugiou no prédio, há dois meses.

O criador do WikiLeaks pediu que o presidente americano Barack Obama retire os processos na justiça contra o seu site

A aparição de Assange na sacada foi vista como uma tentativa de evitar a prisão. O australiano, que recebeu asilo diplomático do Equador na quinta-feira, é requerido pela Suécia por acusações de supostos crimes sexuais.

"Estou aqui hoje porque não posso estar aí com vocês", disse Assange, dirigindo-se a seus apoiadores reunidos em frente à embaixada equatoriana.

"Na quarta-feira, depois que uma ameaça foi feita a esta embaixada e a polícia veio até aqui, vocês apareceram para vigiar", continuou, fazendo referência ao grupo de manifestantes que realizou protestos em defesa do WikiLeaks e de seu fundador em frente ao prédio da embaixada. "Obrigada por sua determinação, por sua generosidade de espírito", disse.

"Se o Reino Unido não jogou fora a convenção de Viena, foi porque o mundo estava assistindo e se o mundo estava assistindo é porque vocês estavam vigiando", acrescentou.

Assange pediu que o presidente americano, Barack Obama, pare com sua "caça às bruxas" contra seu site.

"Eu peço para o presidente Obama fazer a coisa certa, os Estados Unidos devem renunciar a sua caça às bruxas contra o WikiLeaks", disse Assange, em sua primeira declaração pública desde que recebeu asilo político do Equador.

"Não deve haver mais conversas tolas sobre perseguir qualquer meio de comunicação, seja o WikiLeaks, seja o ´The New York Times´", acrescentou.

Assange também elogiou a "coragem" mostrada pelo presidente do Equador, Rafael Correa, por aceitar conceder asilo a ele. "Eu agradeço ao presidente (Rafael) Correa pela coragem que mostrou ao considerar e me conceder asilo político", disse.

O fundador do WikiLeaks também pediu o fim da prisão do soldado americano Bradley Manning, acusado de ter colaborado com Assange. Minutos antes do pronunciamento, o advogado de defesa de Assange, o ex-juiz espanhol Baltasar Garzón, havia dito que ele estava com espírito "combativo" e havia lhe pedido "que recorra à justiça para proteger os direitos do WikiLeaks, os seus próprios e os de todas as pessoas que são alvo de uma investigação".

Estas declarações demonstram que o australiano não tem a intenção de se render. Para poder sair da embaixada e viajar ao Equador, Assange precisa de um salvo-conduto das autoridades britânicas, que já anunciaram que não o fornecerão.

Garzón especificou ontem que entrará com uma ação judicial sobre "diferentes pontos, em diferentes países, tanto sobre a situação financeira do WikiLeaks, os bloqueios injustificados que foram feitos, assim como para reivindicar a concessão de um salvo-conduto".

A Suécia requer Assange por um suposto caso de agressão sexual e estupro, que ele nega. O australiano teme que o fato seja utilizado como desculpa para extraditá-lo aos Estados Unidos, para que responda por acusações de espionagem devido à divulgação em 2010 pelo WikiLeaks de centenas de milhares de documentos diplomáticos americanos.

O número dois do WikiLeaks, Kristinn Hrafnsson, assegurou ontem em declarações que se a Suécia se comprometesse a não extraditá-lo aos Estados Unidos, seria uma "boa base para negociar" uma saída pra Assange.
 
 
Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste
Jornalcentralquixada@hotmail.com
centralquixada@gmail.com
centraldenoticias@bol.com.br
gomessilveira13@gmail.com
 
Fones(88)96694755/81212265/34121595
 
Sindicato dos Radialistas e Públicitários do Estado do Ceará - RP - 3742/Matricula - 6185
A.P.C.D.E.C - Matricúla 334
ACI - Associação Cearense de Imprensa
ABRACE - Associação Brasileira de Cronistas Esportivos - Matricula - 3373

Nenhum comentário:

Postar um comentário