MOTOCEDRO EM QUIXADÁ

MOTOCEDRO EM QUIXADÁ
MOTOCEDRO EM QUIXADÁ -TELEFONE 88 3412 0066

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Canindé - Estudantes apontam falhas no trânsito


Guardião da Casa de São Francisco, frei Jean de Sousa, e o juiz da 1ª Vara, Josimar Almeida, durante gincana educativa que encerrou a Semana Municipal do Trânsito. O evento atraiu grande público

Canindé Do total de 13.212 veículos contabilizados neste Município, sendo 3.210 carros e 10.002 motos, existem 8.638 condutores habilitados. A falta de carteira de motorista está entre os problemas verificados no trânsito da cidade, conforme levantamento feito por professores e estudantes do Colégio Menino Jesus, durante gincana que comemorou a Semana do Trânsito. O evento foi encerrado na noite da última terça-feira.

O objetivo foi socializar alunos, pais e educadores com a comunidade e contribuir para a sociedade se educar mais no trânsito. Durante uma semana, a comunidade escolar realizou pesquisas e entrevistas para conhecer melhor a realidade do trânsito na cidade.

Eles levantaram que o número de acidentes na Jurisdição da 2ª Delegacia da Polícia Rodoviária Federal, com sede em Canindé foi de 245 casos, com 17 mortes em 2010. Já em 2011, foram 224 acidentes registrados com 22 óbitos. Neste ano, até agora, a Polícia Rodoviária Federal atendeu 133 ocorrências, que deixaram um saldo de 13 mortos.

No total foram 602 acidentes com 52 pessoas que perderam a vida. No Hospital Regional São Francisco, os atendimentos às pessoas vítimas de acidentes deixa preocupadas as autoridades do trânsito na região. Em 2010, deram entrada na unidade 2.050 pessoas. No ano seguinte, 1.678 casos. De janeiro a junho deste ano já foram 898 acidentados. Um número muito alto, segundo avalia a direção do Hospital. A maioria dos casos acontece no período das romarias.

No dia 19 de setembro de 2010 foram atendidos 18 motoqueiros. Já na mesma data do ano seguinte, os números subiram para 32. No dia 16 de setembro passado, foram dez motociclistas acidentados que deram entrada no hospital.

Em 2011, duas pessoas morreram em acidente no retorno da moto romaria entre Fortaleza e Canindé. No Núcleo de Perícia Forense, preocupam as estatísticas de exames cadavéricos por acidentes de trânsito nos Municípios que compõe o núcleo. Em 2011, foram 123 vítimas. Agora em 2012, já são 59 corpos.

Em relação ao conceito sobre a situação do trânsito em Canindé, de 100 pessoas entrevistadas, 66 responderam que o trânsito é péssimo, 30 regular e apenas 4 disseram que é bom. A outra pergunta foi relacionada ao fator crítico do trânsito. Os alunos ouviram 219 moradores: 71 responderam que a falta de organização é o grande problema; 60 disseram que há falta de respeito aos espaços públicos; outros 60 apontaram a ausência de sinalização; 59 pessoas afirmaram que a estrutura física do Município, calçadas e calçamentos favorecem para a desorganização; 37 falaram que a Guarda Municipal não fiscaliza direito; 30 criticaram a manutenção dos semáforos; e três não opinaram.

Críticas
No encerramento da gincana, o guardião da Casa de São Francisco, frei Jean de Sousa, e o juiz da 1ª Vara, Josimar Almeida, ministraram palestra sobre o trânsito no auditório cultural Frei Venâncio Willeke, que ficou lotado de moradores e autoridades ligadas ao trânsito na região. Eles criticaram bastante a maneira como é conduzido o setor em Canindé.

Para os organizadores do evento, Romeu Rocha de Oliveira e Joane Laurênio de Oliveira, a gincana foi positiva. "Essa preocupação do Colégio Menino Jesus é muito importante porque já começa a educar desde as crianças. Fico muito feliz quando vejo atitudes desse nível´´, afirmou o juiz Josimar Almeida.

Frei Jean de Sousa lembrou que a educação começa na escola. A partir daí, esse conceito chega em casa e fortalece os laços familiares. "Os jovens crescem sabendo da suas responsabilidades voltadas para um trânsito organizado e preservando vidas", afirmou.
 
 
 
Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste
centralquixada@gmail.com
centraldenoticias@bol.com.br
gomessilveira13@gmail.com
 
Fones(88)96694755/81212265/34121595
 
Sindicato dos Radialistas e Públicitários do Estado do Ceará - RP - 3742/Matricula - 6185
A.P.C.D.E.C - Matricula 334
ACI - Associação Cearense de Imprensa
ABRACE - Associação Brasileira de Cronistas Esportivos - Matricula - 3373

Nenhum comentário:

Postar um comentário