O pedetista assume a Prefeitura de Curitiba após quase não ter sido eleito para concorrer ao segundo turno
Curitiba O ex-deputado federal Gustavo Fruet (PDT) é o vencedor da disputa pela Prefeitura de Curitiba. O pedetista foi eleito com 60,65% dos votos válidos contra 39,35% de Ratinho Júnior (PSC).
O candidato do PDT chegou ao segundo turno atrás de Ratinho Jr., mas acabou vencendo a disputa com mais de 20 pontos de diferença
O ex-deputado federal, que foi filiado ao PSDB até 2011, era um dos líderes da oposição ao governo Lula e participou como relator da CPI que investigou o mensalão, em 2005.
Atritos com o governador Beto Richa (PSDB), porém, que o impediram de disputar a Prefeitura pelo partido, fizeram com que Fruet deixasse o berço tucano. Sem nome forte para concorrer ao cargo, o PT levou o ex-deputado para suas hostes.
Aliança
Fruet assume a Prefeitura depois de quase não passar ao segundo turno. A aliança do antigo tucano com o PT foi fortemente atacada pelos adversários, que o acusaram de incoerência. A candidatura minguou nas primeiras semanas, mas depois se tornou ofensiva. Na reta final, passou Ducci por cerca de 4.000 votos.
No segundo turno, o pedetista conquistou o apoio de lideranças locais e ganhou musculatura, inclusive financeira.
Já Ratinho Junior não conseguiu atrair os eleitores de Ducci e estacionou nas intenções de voto. No primeiro turno, o deputado federal e líder do PSC na Câmara terminou em primeiro lugar, com 34% dos votos, com um discurso que apelava à sua juventude e independência.
Com uma chapa de quatro pequenos partidos, Ratinho, filho do apresentador do SBT, não foi apoiado por nenhum padrinho político. Ainda assim, devido à amizade de seu pai com Lula, o candidato conseguiu evitar a presença do ex-presidente na campanha do adversário, assim como a da presidente Dilma.
A vitória de Fruet, que ocorre após 24 anos de domínio por um grupo político ligado ao PSDB, pavimentou o caminho para a candidatura da ministra Gleisi Hoffmann (Casa Civil) ao governo do Paraná em 2014 - a vice dele é do PT. O Partido dos Trabalhadores nunca governou o Estado nem a Prefeitura.
Cumprimentos de Dilma
Logo após o resultado das urnas, Gustavo Fruet recebeu, por telefonema, os cumprimentos da presidente Dilma Rousseff.
"Ela (Dilma) me cumprimentou pela vitória. A presidente disse que pode contar com ela para garantirmos êxito na gestão em Curitiba", relatou Fruet sem esconder a emoção. "Ficamos de marcar um encontro em Brasília, que terá também a presença da ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann", disse.
Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste
centralquixada@gmail.com
centraldenoticias@bol.com.br
gomessilveira13@gmail.com
Fones(88)96694755/81212265/34121595
Sindicato dos Radialistas e Públicitários do Estado do Ceará - RP - 3742/Matricula - 6185
A.P.C.D.E.C - Matricula 334
ACI - Associação Cearense de Imprensa
ABRACE - Associação Brasileira de Cronistas Esportivos - Matricula - 3373
Nenhum comentário:
Postar um comentário