No Ceará, já são três jogos sem vencer na Série B e uma estatística pode explicar o motivo das vitórias terem escapado nas partidas contra Atlético/PR, Ipatinga e Criciúma: o desempenho do ataque, que não marcou gols.
Nas três partidas, os gols do Ceará foram marcados por um lateral (Márcio Careca, contra o Atlético/PR), por um meia (Magno, diante do Ipatinga) e por um volante (Juca, no confronto com o Criciúma).
Responsável por 60% dos gols do time na Série B, o ataque do Ceará vive um jejum recente e não balança as redes a três jogos, os quais, por coincidência, o clube não venceu
Na última vez que o ataque marcou gols, o Alvinegro venceu: 4 a 3 contra o Joinville, no Presidente Vargas. Naquela partida, que antecedeu as três que o ataque amarga o jejum de gols, três atacantes marcaram: Itamar, Misael e Robert.
Não por acaso o técnico PC Gusmão fez muitas alterações no setor nos três jogos citados, chegando a utilizar, numa mesma partida, quatro jogadores diferentes no ataque, ainda que não todos ao mesmo tempo.
Troca-troca
Na derrota para o Atlético/PR, por 2 a 1, foram utilizados os atacantes Mota e Itamar como titulares; depois Robert e Magno Alves, no decorrer do jogo.
No empate em 1 a 1 contra o Ipatinga, Robert e Magno Alves foram titulares, com Misael e Itamar entrando na etapa final.
Já na última partida, quando perdeu de 2 a 1 para o Criciúma, Mota e Magno Alves foram titulares, com Itamar e Robert entrando no decorrer do jogo.
Para ilustrar a importância dos atacantes, eles são responsáveis por 60% dos gols do time na Série B. Dos 44 gols marcados, 28 foram de atacantes: Mota (11 gols), Itamar (7), Romário (4), Robert (3) e Misael (1).
E o atual ataque titular amarga uma má fase. Ainda que Mota seja o artilheiro da equipe, apenas um dos 11 gols foi marcado no returno da Série B. Já Magno Alves disputou apenas três jogos em seu retorno, mas ainda não estufou as redes.
O atacante Mota não fugiu da responsabilidade e comentou seu desempenho recente. "Às vezes, as chances apareceram e eu desperdicei, como em outros jogos não tive uma chance sequer. Isso infelizmente acontece e quero voltar a marcar gols, que é minha função", disse.
Sobre o jejum de gols do ataque, o capitão também não se esquivou. "A nossa obrigação é fazer gols e, se ele não sai, é porque o ataque está devendo. Temos que trabalhar mais finalizações, seja o tempo que for, e caprichar no jogo, para que não possam acontecer os erros no ataque".
Vovô estreia na Copa do Brasil Sub-20
O Ceará estreia hoje na 1ª Copa do Brasil Sub-20 às 20h20 no Estádio Presidente Vargas, contra o Flamengo.
O Alvinegro é o único representante cearense no torneio, que conta com os 20 clubes da Série A de 2011 e os 12 melhores colocados da Série B no mesmo ano. A fórmula da competição é a mesma da Copa do Brasil disputada entre os profissionais, portanto, de jogos eliminatórios. E caso o visitante - hoje o Flamengo - vença o primeiro jogo por dois gols de diferença, já elimina a segunda partida, marcada para o Rio de Janeiro, no dia 17.
O "Vovozinho", será comandado pelo técnico Sérgio Alves, e conta com o reforço de alguns jovens jogadores que integraram os profissionais, tais como os zagueiros Potiguar e Dener, o lateral-direito Reginaldo e o meia Luiz Henrique.
A garotada fez vários coletivos contra os profissionais do Ceará à medida que a estreia da competição se aproximava. Assim, a equipe deve enfrentar o Flamengo com: Gian; Reginaldo, Dener, Potiguar e Fábio; Ernesto, Dassayev, Diego e Paulinho; Luis Henrique e Gabriel.
Ingressos
O torcedor oficial do Ceará que estiver adimplente terá entrada gratuita, hoje, no PV. Os demais poderão adquirir os ingressos por R$ 10,00, a arquibancada, e R$ 20,00, as sociais. Todos os setores com meia entrada.
Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste
centralquixada@gmail.com
centraldenoticias@bol.com.br
gomessilveira13@gmail.com
Fones(88)96694755/81212265/34121595
Sindicato dos Radialistas e Públicitários do Estado do Ceará - RP - 3742/Matricula - 6185
A.P.C.D.E.C - Matricula 334
ACI - Associação Cearense de Imprensa
ABRACE - Associação Brasileira de Cronistas Esportivos - Matricula - 3373
Nenhum comentário:
Postar um comentário