MOTOCEDRO EM QUIXADÁ

MOTOCEDRO EM QUIXADÁ
MOTOCEDRO EM QUIXADÁ -TELEFONE 88 3412 0066

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Balanço - Crescem atendimentos no IJF


A unidade recebeu o reforço de dez novos médicos a cada plantão nos cinco dias de folia. Mutirões de cirurgia também foram realizados Foto: Natinho Rodrigues

Apesar de a lei seca ter reduzido em 67% número de mortes nas rodovias estaduais, o Instituto Doutor José Frota (IJF), maior hospital de emergência do Ceará, apresenta aumento nos atendimentos no Carnaval, comparado com o ano passado.

Foram 1.218 pacientes recebidos entre as 19h da última sexta-feira e as 17h de ontem. No ano de 2012, o hospital realizou 1.205 atendimentos. Esse número foi bem menor que o de 2011, de 1.480.

Detalhes sobre o perfil das vítimas não foram apresentados pela direção da unidade. Gestores alegaram que mudanças no atual sistema de computadores dificultaram a coleta de dados. Uma coletiva de imprensa está agendada para ser realizada ainda hoje, às 10h, no próprio IJF.

Preparação

Toda uma estrutura de "guerra" foi preparada para esses cinco dias de folia. A cada plantão, dez novos médicos garantiam reforço, mutirões de cirurgias eletivas foram realizados no sábado de Carnaval e leitos de retaguarda ficaram disponíveis em demais unidades como o Hospital da Mulher. Tudo para tentar garantir a tranquilidade e reduzir a fila de espera. Já antes do Carnaval, o "Frotão" apresentava quadro crítico de superlotação, com ocupação total dos leitos e 52 pacientes em macas nos corredores.

UPAs

Já nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), foram registrados 414.369 atendimentos durante o Carnaval, conforme a Secretaria da Saúde do Estado. A UPA que mais atendeu pacientes foi a que fica em Messejana, com 3.965 atendimentos.

Nas estradas estaduais, foram registrados 79 acidentes, com 44 feridos e três mortes. Na Grande Fortaleza, a violência foi crescente. Foram pelo menos 55 homicídios, sendo 22 só na Capital.

No ano passado, os casos de violência no trânsito foram os mais recorrentes, com 258 atendimentos. Somente em acidentes de moto, foram registrados 153 pacientes.


Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário