Em Fortaleza, a tradicional missa do dia 13 atrai centenas de fiéis à Igreja de Nossa Senhora de Fátima. Entretanto, a celebração de ontem, quarta-feira de Cinzas, foi marcada pelo início da Quaresma. A coincidência entre as datas cristãs reuniu no templo mais de 60 mil pessoas em 11 missas durante o dia. Com muita fé, o fiéis louvaram, pediram graças e receberam as Cinzas.
Cristãos deram início às penitências que antecedem a Semana Santa. Eles receberam as Cinzas, como sinal de que o homem veio do pó FOTO: KID JÚNIOR
A quarta-feira de Cinzas marca o início da Quaresma que significa o período de 40 dias que antecedem a Páscoa. O tempo é marcado por penitência, jejum e oração. Padre Ivan de Souza, pároco da Igreja de Nossa Senhora de Fátima, explica que as Cinzas representam o pó da terra do qual o homem foi feito e deve voltar a ser após a morte.
"As Cinzas significam penitência, dor, sofrimento, piedade e oração, mas, acima de tudo, a volta aos caminhos de Deus. As Cinzas lembram que o humano é fraco e passa pela morte. Esse ritual significa que nós somos feitos do pó e para o pó vamos voltar", ressalta padre Ivan.
Benefícios
A aposentada Ivone Benevides, 82 anos, há 50 anos frequenta a igreja na data e reconhece os benefícios da fé. "O início da Quaresma representa renovação na vida dos católicos. Todos os anos venho à missa e faço jejum e penitência neste período. Minha fé é a minha vida e minha cura".
Padre Ivan explica que, na Quaresma, o jejum, a caridade e a oração são os três principais objetivos. Além disso, durante o ritual da Santa Missa, os cânticos são mais calmos, os instrumentos, suaves e não há palmas. "Todos os anos, os fiéis vêm em peso em busca da remissão dos pecados. A data é muito importante para a Igreja, por isso atrai tantas pessoas".
Com a serenidade e a fé de uma católica por tradição familiar, a dona de casa Nazaré Aguiar, 35 anos, levou o filho e o marido para receberam as Cinzas. "Desde criança, venho para Igreja de Fátima com a minha mãe. Agora, trago o meu filho para receber as bênçãos de Deus todo dia 13. Apesar de ele só ter um ano e meio, já reza e fala com a ´Mamãe do Céu´ (Nossa Senhora)", frisa.
Renúncia
Neste ano, a data foi marcada pelo anúncio da renúncia do papa Bento XVI, que deverá ocorrer no dia 28. Para dom Rosalvo Cordeiro de Lima, arcebispo auxiliar de Fortaleza, que celebrou a missa na Igreja de Fátima, ontem, apesar de o pontífice ter surpreendido o mundo, não atrapalha a caminhada da Igreja.
"Foi um gesto de coragem e um sinal importante para a Igreja. Sabendo que não tinha mais condições físicas para assumir tão grande missão, ele renunciou. Os fiéis devem ficar tranquilos, pois a Igreja é guiada pelo Espírito Santo, que vai iluminar a escolha do novo papa", disse.
Da mesma opinião partilha padre Ivan Souza. "Há mais de 600 anos que não acontece uma renúncia. Para mim, é um choque espiritual e afetivo, mas, ao mesmo tempo, é preciso entender que é também um grande ato de lucidez do papa", analisa.
Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste
Nenhum comentário:
Postar um comentário