sábado, 16 de fevereiro de 2013

Chuvas na Capital - Plenário da Câmara fica inundado


 
O presidente Walter Cavalcante diz que vai cobrar laudo técnico da empresa responsável pela reforma na Casa

A chuva que caiu na manhã de ontem, em Fortaleza, foi bastante para encharcar o plenário da Câmara Municipal de Fortaleza, que ainda passa por reformas. O presidente da Casa, vereador Walter Cavalcante (PMDB), adiantou que na próxima terça-feira a sessão será no auditório e informou que aguardará parecer técnico da construtora responsável pela reforma, a Consducto Engenharia, para apontar os danos causados e o porquê de o plenário ter sido inundado.

A chuva de ontem inundou a galeria e a sala dos assessores da Câmara Municipal, que passam por reformas e ficam atrás das bancadas dos vereadores FOTO: JOSÉ LEOMAR

Passava um pouco das 11 horas da manhã quando o presidente da Câmara e o primeiro vice-presidente, vereador José do Carmo (PSL), checavam a situação do plenário com a entrada de água trazida pela chuva. Vários baldes foram espalhados para tentar minimizar os estragos, e os funcionários responsáveis pela limpeza e manutenção da Casa utilizavam rodos e panos para enxugar o carpete e a parte central do plenário.

A chuva inundou a galeria e a sala dos assessores, que ficam atrás das bancadas dos vereadores. Essas duas salas passam por reformas. A água escorria pelas paredes e molhou o carpete, chegando até o centro do plenário. Porém, nem todo o local foi atingido. Próximo à sala da imprensa e à Mesa Diretora, de onde os vereadores presidem a sessão, a água não chegou. Os monitores, recém colocados na bancada dos vereadores, também não foram atingidos, assim como o painel eletrônico que registra a presença dos vereadores.

Onde mais a água escorria era nas mediações da galeria, que fica um vão acima do plenário. Foi necessário fazer alguns furos no forro para que a água pudesse escorrer e não causar maiores estragos. Mesmo assim, em outros pontos, já era possível ver o forro inchando pelo acúmulo de água. A sala da taquigrafia e a cantina, outros dois cômodos que englobam o plenário, também foram atingidos.

Laudo

Walter Cavalcante disse que vai esperar um laudo técnico da empresa Consducto Engenharia sobre os danos causados e os motivos que levaram à inundação. A obra foi iniciada na gestão passada, quando o presidente da Câmara era o vereador Acrísio Sena (PT). Até então, o custo total dessa intervenção é de R$ 682 mil e compreende a construção de uma praça de convivência e a reforma do plenário, através da sala da galeria, dos assessores, da imprensa e a cantina.

"Está caindo água em vários locais, até dentro dos ar-condicionados. Vamos esperar o parecer técnico para tomar uma posição em relação à empresa", informou Walter Cavalcante. De acordo com o presidente, o plenário está inviabilizado para realizar a primeira sessão da semana, que ocorrerá terça-feira. A Câmara não realiza sessão na sexta-feira, por isso, a chuva não atrapalhou o andamento dos trabalhos.

O primeiro vice-presidente da Casa, vereador José do Carmo, disse que o engenheiro responsável pela obra terá de esclarecer o porquê de a chuva ter invadido o plenário, se foi feita uma reforma que está em fase de conclusão. Tanto José do Carmo quanto Walter Cavalcante entendem que qualquer prejuízo ocorrido deverá ficar por conta da construtora responsável pela obra.

Vazamento

Conforme Paulo Rolim, ex-diretor geral da Câmara Municipal de Fortaleza, uma possível causa para o vazamento seriam os drenos dos ar-condicionados. Ele afirma ser esse um problema recorrente sempre que chove e não ocorre apenas no plenário. O ex-diretor aponta que já foi colocada manta asfáltica no forro da Câmara Municipal para evitar vazamentos e goteiras, mas, como a manta resseca, precisa ser reparada todos os anos.

Na chuva de ontem, apenas o plenário foi atingido por vazamentos e goteiras. O auditório e outras salas da Casa não tiveram problemas. Ainda passam por reforma alguns gabinetes dos vereadores. A primeira data para a entrega da obra foi marcada para o dia 20 de dezembro de 2012, e depois adiada para o dia 27 do mesmo mês. Antes da chuva, o presidente da Câmara acreditava que, em no máximo duas semanas, toda a reforma estaria concluída. O Diário do Nordeste tentou entrar em contato com o engenheiro responsável pela obra, o proprietário da Consducto Egenharia, mas os telefones estavam desligados.



Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário