A inesperada derrota alvinegra para o ABC em Natal, por 3 a 0, colocou o Vitória, principal favorito ao título, no caminho do Ceará nas quartas de finais do Nordestão. E a primeira das duas partidas eliminatórias será hoje, às 21h15, no Presidente Vargas. No dia 17, a volta será no Barradão, em Salvador.
Anselmo, que começa como titular pela primeira vez, tem a missão de marcar os gols que o clube precisa para sair em vantagem no duelo contra o time baiano FOTO: FABIANE DE PAULA
Ainda que o adversário seja respeitável o clube baiano é o único time de Série A ainda no certame, o Ceará não quer ser coadjuvante no confronto e confia em suas forças para eliminar o Rubro-Negro baiano.
No íntimo dos alvinegros está a satisfação por ter sobrevivido na primeira fase, no chamado "grupo da morte". Como adversários, o Vovô, que terminou em segundo, com dez pontos, enfrentou o Bahia de Série A, que acabou eliminado com apenas oito pontos; o ABC clube de Série B assim como o Vovô e que foi líder do grupo, com dez; e o Itabaiana campeão sergipano e que terminou invicto em casa, com cinco pontos.
"O nosso grupo, independente de qualquer situação ou de qualquer resultado no último jogo, tinha três campeões estaduais, o único, e mostramos nossa força, nos classificando. Entendemos a força do Vitória, mas a nossa busca é pela classificação. E precisamos começar bem em casa, e jogar com inteligência em Salvador", declarou o técnico Ricardinho.
O zagueiro Rafael Vaz lembrou que a derrota para o ABC é para ser esquecida e que o time mostrou qualidade na primeira fase, principalmente nas vitórias contra o Bahia, fora de casa, e o Itabaiana, no PV. "Aquela partida não volta mais. Foi uma derrota que nos fez aprender com os erros, mas perdemos quando podíamos. Agora é mata-mata, e a equipe pode mostrar o futebol de outras partidas. É a hora de mostrar que nosso grupo é forte. Temos que jogar bem, sair com uma boa vantagem para o confronto em Salvador".
Mudanças
Mesmo sofrendo três gols na última partida da primeira fase, a defesa alvinegra está intacta, com Fernando Henrique no gol, Eric e Gerley nas laterais e Cleiton e Rafael Vaz na zaga.
O meio-campo e o ataque foram modificados. O jovem meia Gabriel ganha uma chance no meio, pelo desfalque de Válber, e o atacante Anselmo inicia sua primeira partida como titular, ao lado de Magno Alves no ataque. As demais novidades foram o lateral-direito Rafael Cruz e o meia Lulinha, que foram relacionados e podem estrear.
Escudero é a novidade
A principal contratação do Vitória para este ano já tem lugar cativo no time titular de Caio Júnior. O argentino Escudero teve a sua estreia pelo Rubro-Negro confirmada para o primeiro embate válido pelas quartas de final da Copa do Nordeste.
A possibilidade de contar com Escudero é mais um fator motivacional para o Vitória buscar a classificação. O time encerrou a fase de grupos com 13 pontos, ficando em primeiro no Grupo C.
Além de ter o argentino à disposição, o técnico Caio Júnior também poderá acionar o argentino Maxi Biancucchi - jogador que teve passagem pelo Flamengo - durante o segundo tempo. O primo do astro do Barcelona, Lionel Messi, está liberado pelos médicos do clube e poderá estar à disposição durante o segundo tempo da partida. Neto Coruja, porém, continua com dores na coxa e está fora.
O goleiro Deola também é outro atleta que se livrou de uma lesão e retorna para assumir a meta rubro-negra. Contudo, o arqueiro é precavido ao falar sobre a situação do Leão baiano.
"Favoritos não somos. Se mantivermos o que estamos fazendo, podemos levar vantagem, mas isso só dentro do campo é que determinaremos. Vamos fazer um jogo difícil e o que passou não vale mais nada", declarou o jogador.
Jornada longa
Na tarde de ontem, o time baiano treinou no Estádio Alcides Santos, no Pici, visando a partida de hoje. Na atividade, o técnico Caio Júnior concentrou os trabalhos em treinos de posicionamento e ainda cobranças de falta e de pênalti.
Antes disso, o Vitória teve de encarar uma verdadeira maratona para chegar à capital cearense. Impossibilitado de conseguir um voo de Salvador a Fortaleza, por conta da alta demanda imposta pelo fim do carnaval na capital baiana, a delegação rubro-negra teve de improvisar para chegar a Fortaleza.
Assim, na última terça-feira, a equipe de Caio Júnior viajou de Salvador até Aracaju (SE) a bordo de um ônibus leito. De lá, embarcou, já de avião, para Fortaleza, num voo com escala em Recife (PE).
Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste
Nenhum comentário:
Postar um comentário