E
é urgente que pensemos sobre o assunto, é preciso agir no sentido de
preservar esse tesouro inestimável que está se esvaindo, porque não
cuidamos de nossos rios, de nossa água doce. O ser humano polui cada vez
mais o meio ambiente, envenenam seus rios, seca seus mananciais por não
tratar convenientemente as matas à beira dos cursos d’água, por não
praticar a agricultura racionalmente, usando agrotóxicos demais e
provocando o assoreamento da terra, por não proteger as nascentes.
Então
o "dia da água" serve para chamar a nossa atenção sobre esse grande
problema que precisa ser pensado agora, imediatamente, pois já há
previsões de que em poucos anos algumas de nossas cidades não terão mais
água doce suficiente para distribuição à população. E não podemos
discutir esse assunto só no dia da água, há que refletirmos sobre ele
todos os dias, para encontrar soluções e prevenir um futuro que pode ser
terrível se não tomarmos providências. Há necessidade premente de mais
investimentos na captação, tratamento e distribuição de água em quase
todas as cidades, sob pena de termos colapso no fornecimento em poucos
anos.
Precisamos
ter muito mais cuidado com nossos rios, começando por uma coisa bem
simples, que é não jogar lixo de qualquer espécie neles nem em qualquer
outro lugar que não seja destinado especificamente ao lixo. Tudo o que
jogamos em local não apropriado acaba indo parar nos rios.
De
maneira que depende de todos nós que a água potável, condição sine qua
non para que o ser humano continue habitando esse planeta, não
desapareça da face da Terra. Nós, humanos, temos que trabalhar para que
esse líquido precioso não acabe acabando também com a nossa espécie.
Que
não lembremos de tudo isso apenas no "dia da água". Temos que pensar
nisso todos os dias. A água é a nossa condição maior de sobrevivência,
condição única de existência para nossos filhos e netos. A natureza já
se volta, indignada, contra o descaso do ser humano com relação a ela,
com a falta de cuidado com o lugar onde ele vive. Está ficando muito
tarde, precisamos tomar atitudes em favor da água, em favor da vida.
Haverá tempo?
Luiz Carlos Amorim – Florianópolis, SC
Participe do Central Quixadá/Politica e Ação/No Mundo do Futebol sugerindo reportagens fones (88) 9669.4755 Tim ou (88) 9202.6830 Claro e (88) 8818.8647 Oi (88) 81212265 Vivo (88)34121595 Fixo ou pelo email - centralquixada@gmail.com
Postada:Gomes Silveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário