MOTOCEDRO EM QUIXADÁ

MOTOCEDRO EM QUIXADÁ
MOTOCEDRO EM QUIXADÁ -TELEFONE 88 3412 0066

sábado, 14 de setembro de 2013

Escolas públicas - Poucos vereadores participam das visitas


 
Integrantes da Comissão de Educação, Cultura, Desporto e Lazer, da Câmara Municipal de Fortaleza, resolveu iniciar uma série de visitas às escolas da rede pública municipal de ensino. Nesta semana, duas escolas da Regional VI receberam representantes do colegiado. Conforme o presidente do grupo, vereador Evaldo Lima (PCdoB), também líder do prefeito na Câmara, serão 12 unidades escolares visitadas, além de equipamentos culturais e esportivos. A meta, destaca, é garantir esse levantamento até o fim do ano.




O presidente da Comissão de Educação da Câmara, Evaldo Lima, diz que não é possível visitar todas as escolas. O critério será feito por amostragem Foto: JL ROSA
Segundo o parlamentar, foi uma decisão tomada no colegiado de realizar essas visitas. Porém, dos sete membros que o grupo possui, apenas dois compareceram ao primeiro dia de visita, além de Evaldo Lima, o vereador Guilherme Sampaio (PT), ex-presidente da mesma comissão na legislatura passada. A comissão, pontua Evaldo, já tinha visitado alguns equipamentos, mas nenhuma escola. De acordo com o parlamentar, o acordado é que serão inspecionadas duas escolas por regionais, escolhidas em consenso pelos membros do grupo.

Evaldo Lima argumenta que não tinha como a comissão visitar todas as escolas da rede pública municipal, por isso, o critério escolhido para esse levantamento será por amostragem. A ideia, destaca, é conversar com professores, diretores, pais e alunos para saber como está o funcionamento de cada uma das escolas visitadas, questionando desde as condições de infraestrutura até o grau de satisfação dos profissionais, pais e alunos.

Reclamação
O vereador explica que não foi montado previamente um calendário das visitas. A intenção, conforme destacou Evaldo Lima, é que a sociedade e os vereadores sugiram quais unidades devam receber a visita dos vereadores. De acordo com o parlamentar, a ideia de começar pela Regional VI foi pela quantidade de pedidos recebidos para as escolas dessa área. Evaldo Lima conta ter recebido mais de 20 sugestões para a Regional VI, que foram colocadas em votação e os membros do colegiado escolheram as escolas que deveriam receber a comissão.

Outro motivo, aponta, foi o fato de a Regional VI ser uma das maiores de Fortaleza e apresentar áreas de vulnerabilidade e riscos. Os vereadores estiveram na Escola Municipal Josefa Barros de Alencar, em Messejana e na Escola Municipal João Germano da Ponte Neto, no Conjunto Palmeiras. De acordo com ele, uma das reclamações ouvidas foi sobre a falta de segurança.

Isso foi abordado pelo vereador Guilherme Sampaio na última sessão ordinária da Câmara, quinta-feira, dia 12. De acordo com o petista, na escola do Conjunto Palmeiras a reclamação foi sobre a violência fora e dentro da escola. Segundo o petista, a falta de uma boa estrutura acaba facilitando as ações de bandidos, como muros baixos e um poste de iluminação instalado próximo ao muro que facilita a invasão da escola, onde já foi encontrada até pessoas armadas, gerando pânico entre professores e estudantes do local.

Merenda

Segundo Evaldo Lima, além da falta de segurança, também tiveram reclamações sobre o atraso na entrega do material didático, além de elogios ao novo cardápio da merenda escolar, com a adoção de frutas. O vereador informou que a comissão preparou um questionário a ser aplicado em todas as unidades escolares visitadas.

As perguntas não são específicas. A comissão pede apenas para as escolas destacarem os aspectos relacionados com o quadro de pessoal, a infraestrutura, o material didático e o calendário letivo. No final, são solicitadas as demandas apresentadas pela direção do equipamento visitado.

Mesmo assim, Evaldo Lima garante que dá para ter uma noção geral dos principais problemas enfrentados por essas escolas. De acordo com ele, ao final das vistas, será elaborado um relatório que a comissão pretende apresentar no plenário da Câmara e também entregar ao secretário de Educação de Fortaleza, Ivo Gomes.

Equipamentos
Como a comissão não trata apenas de educação, o vereador Evaldo Lima assegura que o grupo também fará visitas aos equipamentos culturais e esportivos espalhados pelos diversos bairros da cidade. No fim do ano, segundo ele, será apresentado um relatório do que a cidade oferece nas três áreas, para ser enviado aos respectivos secretários municipais.

Apesar do tempo para essa atividade ser curto, já que o recesso na Câmara deve iniciar no mês de dezembro, Evaldo Lima disse que espera contar com o esforço dos membros da comissão, embora só ele e Guilherme Sampaio tenham comparecido à primeira visita às escolas.

Evaldo Lima informou que o grupo só voltará a se reunir no dia 26, quando eles decidirão qual a próxima regional e escolas que serão visitadas. Além dele e de Guilherme Sampaio, fazem parte da comissão os vereadores: Paulo Diógenes (PSD), vice-presidente; A Onde É (PTC); Fábio Braga (PTN); Leonelzinho Alencar (PTdoB) e Eulógio Neto (PSC).

Os vereadores de Fortaleza têm livre de atividades plenárias dois dias na semana: segunda-feira e sexta-feira, quando normalmente estão funcionando todas as escolas municipais e poderiam receber as visitas dos vereadores interessados em contribuírem para a melhoria da escola pública municipal, hoje fiscalizada apenas pela própria secretaria de Educação, sem uma estrutura adequada para fazer o monitoramente necessário sobre o bom funcionamento delas.

 
 
 
Sugestão de Reportagens para o Central Quixadá -  (88) 9669 4755 Tim, (88) 9202 6830 Claro e ou (88) 8818 8647 OI ,(88) 81012265 Vivo e (88)34121595 Fixo

Gomes Silveira
Da Redação
Fonte:DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário