O
vereador Carlos Dutra cobrou segurança nos terminais de ônibus,
justificando
que 850 mil passageiros por dia usam esses equipamentos
Foto: Viviane Pinheiro
De acordo com Casimiro Neto, cerca de
850 mil passageiros utilizam diariamente
os sete terminais fechados,
através de 218 linhas de ônibus regulares. Segundo ele, são 25 empresas
operantes com uma frota de 1.776 ônibus. O vereador deixa claro ser
responsabilidade da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) o
controle, a regulação e a fiscalização dos sistemas de transportes
coletivos da cidade que compreendem ônibus, táxi e moto-táxi.Segundo o vereador, o primeiro ponto na análise desses equipamentos que ele observou, foi sobre as condições de trabalho das pessoas que atuam nos terminais, afirmando ser "lastimável". Conforme o parlamentar, motoristas, cobradores, porteiros, guardas municipais, zeladores, fiscais, além dos funcionários da praça de alimentação estão submetidos a riscos a saúde causados pela exposição ao barulho, a poluição do ar e a exposição à violência.
Estrutura
Todavia, o parlamentar atesta que não apenas as pessoas que trabalham nos terminais, mas também os usuários sofrem com a falta de estrutura desses equipamentos. De acordo com Casimiro Neto, diversos problemas limitam a qualidade do atendimento aos que necessitam do serviço dos terminais.
Alguns desses problemas, pontuou, são as precárias condições de acessibilidade, número insuficiente de fiscais para ajudar a organizar as filas, ausência de guichês de informações sobre assuntos de utilidade pública, como conselho tutelar, Delegacia da Mulher, telefones de repartições públicas, dentre outras.
"Hoje percebemos que existem grandes transtornos, especialmente nos horários de pico. Pessoas treinadas, educadas, uniformizadas, aptas a ajudar poderiam facilitar o acesso dos usuários, organizar as filas, orientar as pessoas e melhorar as condições de acesso", argumentou.
Além disso, aponta, a segurança nos terminais ainda é bem precária. De acordo com ele, usuários de drogas e de bebidas alcoólicas, percorrem "livremente os terminais, pregando o medo e o susto ao usuário e às pessoas de bem". O vereador fez um apelo a Etufor, para que a empresa invista mais nos funcionários dos terminais, bem como ofereça mais segurança.
De acordo com o vereador, seria interessante também que representantes da Etufor fossem até a Câmara de Fortaleza para apresentar as ações que estão sendo implementadas nos terminais, bem como aquelas que ainda vão ser postas em prática. "Ao mesmo tempo, solicitamos ao senhor prefeito que invista mais na estrutura física desses terminais, melhorando a acessibilidade, disponibilizando mais fiscais, oferecendo segurança e orientando os direitos e deveres de cada um", pontuou.
Insegurança
O vereador Carlos Dutra disse ter consciência que não é fácil a vida de quem depende dos terminais para se locomover diariamente pela cidade. Superlotação, longo tempo de espera, desorganização nas filas, aumento do número de pedintes e a insegurança, de acordo com ele, são os problemas mais comuns que o usuário enfrenta.
Conforme o vereador, o problema da Mobilidade Urbana é um desafio para os gestores, todavia, a insegurança pública, na sua opinião, é um dos fatores que mais agrava a utilização do transporte coletivo. "Sabemos que a falta de segurança nos terminais é um reflexo da insegurança que afeta toda a cidade, mas, pelo menos dentro dos terminais de ônibus, esse problema deveria ser sanado. É uma questão de respeito para com a população", ponderou.
Sugestão
de Reportagens: (88) 9669.4755 Tim (88) ou (88) 92026830 Claro (88)
81212265 Vivo (88) Oi 88188647 -(88) 34121595 Fixo ( 88) 94463128
Claro,falar com Ingrid Lima - email - centralquixada@gmail.com,centraldenoticias@bol.com.br e gomessilveira13@gmail.com
Postada:Gomes Silveira
Edição:Ingrid Lima
Fonte:DN
Nenhum comentário:
Postar um comentário