MOTOCEDRO EM QUIXADÁ

MOTOCEDRO EM QUIXADÁ
MOTOCEDRO EM QUIXADÁ -TELEFONE 88 3412 0066

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Chapada do Araripe - Deputado pede ajuda para evitar degradação da área

O deputado Welington Landim (PROS) subiu à tribuna da Assembleia Legislativa, ontem, para criticar a degradação da floresta do Araripe e solicitou que o Conselho de Altos Estudos da Casa se debruce sobre tal situação para a formatação de um Pacto Ambiental na defesa do ecossistema. "No dia 29 de maio do ano passado, ocupei esta tribuna para fazer uma justa reivindicação: a preservação e o reflorestamento da Chapada do Araripe.
A Chapada está se acabando por falta de ações públicas, infelizmente", lamentou.

Ele lembrou que a Chapada compreende 103 municípios, sendo 25 no Ceará, 18 em Pernambuco e 60 no Piauí. A Chapada do Araripe tem uma área de 430 hectares e população estimada em milhão e 800 mil habitantes. Segundo disse, a Área de Proteção Ambiental (APA) da Chapada do Araripe, abrange uma área de apenas um milhão e 63 mil hectares. No Ceará estão incluídos apenas os municípios de Abaiara, Araripe, Barbalha, Brejo Santo, Campos Sales, Crato, Jardim, Jati, Missão Velha, Nova Olinda, Penaforte, Porteiras, Potengi, Salitre e Santana do Cariri.

Obrigados
A Chapada do Araripe foi classificada na tipologia de Unidade de Uso Sustentável, o que permite a exploração do ambiente, mesmo mantendo a biodiversidade do local e os seus recursos renováveis. "Neste caso, os proprietários são obrigados a fazer plano de manejo e aguardar a autorização da Semace para utilizarem algum recurso natural, principalmente madeira. No entanto, poucos cumprem a Lei", salientou.

Conforme informou, é o Ministério do Meio Ambiente, através do Instituto Chico Mendes, o principal responsável pela administração da APA da Chapada do Araripe. "Agora, cabe a nós, defensores da preservação ambiental, exigirmos cumprimento do Decreto, identificarmos as falhas, promovermos o debate e a reflexão, e consolidarmos as ações para a salvaguarda do nosso maior patrimônio", afirmou.

Ele sugeriu ainda que a Assembleia crie um Pacto Ambiental pela Chapada Araripe, que envolverá a Floresta Nacional do Araripe e o Geopark Cariri, com a participação dos governos federal, estadual e municipais. "De imediato, é preciso urgência num plano de manejo e do zoneamento ecológico-econômico. Para que se tenha uma ideia do descaso, existem apenas dois ficais, que são federais, para monitorarem toda a APA Chapada do Araripe". Ele convocou a Assembleia, a se mobilizar pela preservação da Chapada.


Sugestão de Reportagens: (88) 9669.4755 Tim (88) ou (88) 92026830 Claro (88) 81212265 Vivo (88) Oi 88188647 -(88) 34121595 Fixo ( 88) 94463128 Claro,falar com Ingrid Lima - email - centralquixada@gmail.com,centraldenoticias@bol.com.br e gomessilveira13@gmail.com
 
Postada:Gomes Silveira
Edição:Ingrid Lima
Fonte:DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário