MOTOCEDRO EM QUIXADÁ

MOTOCEDRO EM QUIXADÁ
MOTOCEDRO EM QUIXADÁ -TELEFONE 88 3412 0066

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Em São Paulo - Lei proíbe uso de animais em testes

São Paulo. O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), sancionou, ontem, lei que proíbe o uso de animais no desenvolvimento e testes na área de cosméticos, perfumes e produtos de higiene pessoal. Alckmin comemorou a iniciativa do projeto pela Assembleia Legislativa, mas defendeu a aprovação de uma legislação nacional.

A ideia surgiu após polêmica no Instituto Royal, em São Paulo, onde ativistas invadiram e libertaram cães da raça beagle que eram mantidos ali FOTO: FOLHA PRESS
"Entendemos que ainda se deve trabalhar por uma lei nacional, pois há métodos alternativos à utilização de animais, como testes in vitro e metodologia utilizando até computadores", afirmou o governador.

A lei prevê multa de 50 mil Ufesps (cerca de R$ 1 milhão) por cada animal utilizado. A fiscalização será responsabilidade da Secretaria Estadual da Saúde. A lei ainda precisa ser regulamentada para entrar em vigor.

Para o deputado estadual Feliciano Filho (PEN), autor do projeto, a ideia surgiu por conta da polêmica envolvendo o Instituto Royal, em São Paulo, de onde foram libertados 178 cães da raça beagle, em outubro do ano passado. Ativistas invadiram o local sob argumento de que os animais eram maltratados.

Oficialmente, a instituição declarou na época que usava os animais apenas em pesquisas para desenvolvimento de medicamentos. Ativistas acusavam o grupo de usá-los para a área de cosmética. "Os animais sofrem muito. Se as pessoas se colocassem no lugar deles certamente pensariam duas vezes antes de aprovar esse tipo de iniciativa", disse o deputado.

A sanção acontece depois que, nos últimos dias, a página oficial do governador no Facebook foi inundada de recados, fotos e pedidos de ativistas de direitos dos animais.

Com pedidos de "Aprova, Alckmin", eles chegaram aos milhares pedindo que o governador sancionasse o projeto de lei. Os ativistas não se limitaram a comentar nos posts do governador sobre o tema, os recados estão em todas as postagens recentes de Alckmin.

Antes de sancionar a lei, Alckmin se reuniu com representantes de protetores dos animais e pesquisadores da indústria de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos. Após a divulgação da sanção da lei, já era possível encontrar na página agradecimentos ao governador. Acampados em frente ao Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista, um pequeno grupo de ativistas demonstrou surpresa e alegria ao receber a notícia sobre a aprovação do Projeto de Lei.
 
 
Sugestão de Reportagens: 88 9669 4755 Tim  / 92026830 Claro – 88 8121 2265 Vivo /  – 88 34121595 Fixo

Postada:Gomes Silveira
Edição:Ingrid Lima
Fonte:DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário