
Com o título da Copa do Nordeste 2015, o Ceará conquistou uma vaga na Sul-Americana deste ano. Mas para garantí-la, o Vovô deverá tomar uma decisão, no mínimo, inusitada.
Por conta de uma bizarrice destas que só existem no f
utebol brasileiro, o Alvinegro só jogará a competição internacionalno 2º semestre caso seja eliminado antes das oitavas de final da Copa do Brasil.
Isso mesmo, o Vovô, que enfrenta o América/MG na 2ª Fase, não poderá avançar mais do que mais um estágio: caso o Ceará passe pelo time mineiro e na 3ª Fase elimine também o Tupi/MG, o clube terá de atuar pelo mata-mata nacional, fase na qual já estarão os brasileiros que jogam a Libertadores.
A bizarrice se deve ao calendário apertado das competições organizadas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que ao esticar a Copa do Brasil até o fim do ano, deixou suas datas com as da Sul-Americana concomitantes, não permitindo que as duas fosse disputadas paralelamente, como ocorreu com o próprio Ceará em 2011. Naquele ano, as datas ainda não se 'chocavam' e os brasileiros na Libertadores não a disputavam.
Em 2011, o time cearense foi semifinalista da Copa do Brasil, caindo para o Coritiba, no dia 25 de maio, e jogou a primeira fase da Sul-Americana contra o São Paulo apenas em agosto, sendo eliminado após vencer por 2 a 1 no PV e ser derrotado por 3 a 0 no Morumbi.
Como o confronto ante o América/MG se aproxima - o primeiro jogo acontece no dia 12, no Independência, a diretoria do Ceará já está estudando a melhor medida a ser tomada.
No aguardo
Como não é possível admitir que o clube jogará para perder para o time mineiro e garantir-se, assim, na Sul-Americana, os diretores alvinegros apenas admitem que a competição internacional é uma novidade e vista como uma chance de jogar a primeira partida internacional oficial do clube, caso avance da fase brasileira da competição.
"A Copa Sul-Americana é uma novidade. O Ceará a disputou uma vez, mas não passou para a fase internacional. Então, é uma competição mais difícil de se atingir. A Copa do Brasil, por sermos finalistas do Estadual com frequência, temos sempre tem a oportunidade de disputar. Esse é um raciocínio. Agora vamos esperar o que vai acontecer lá na frente", analisou o gerente Diego Cerri, enigmático.
Ele admite embaraço ao comentar a situação, adiantando que o clube ainda analisará qual competição priorizará. "É maluco um clube conquistar vagas nas competições e depois eleger qual delas vai disputar pois o calendário não permite. Mas deixa a gente disputar o primeiro jogo com o América, após o início da Série B, e aí a gente começa a pensar no assunto", diz.
CENTRAL QUIXADÁ INFORMANDO E SUGERINDO REPORTAGENS ATRAVÉS DOS FONES TIM 9860 2540 /88233180 OI /92026830 CLARO OU (88) 3412 1595 E PELO EMAIL: CENTRALQUIXADA@GMAIL.COM/CENTRALDENOTICIAS@BOL.COM
POSTADA:GOMES SILVEIRA - FONTE:DN
Nenhum comentário:
Postar um comentário