sexta-feira, 24 de junho de 2016

QUIXERAMOBIM - Encontro regional sobre combate a dengue em Quixeramobim reúne 34 municípios

Quixeramobim. Utilizar métodos de controle biológico, como o uso da piaba rabo de fogo, e promover o telamento de reservatórios é um dos fatores que mais contribui no combate a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, febre chikungunya e zica vírus.
Essa foi uma das conclusões do encontro promovido neste Município do Sertão Central pela Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), em parceria com a Frente Parlamentar de Combate ao Aedes Aegypti da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará. O evento aconteceu na última quarta-feira (22), reunindo 11 prefeitos e representantes de 23 cidades do interior.

A adoção de campanhas educativas nas escolas e capacitação dos agentes de saúde também se mostraram fundamentais para reduzir os índices das arboviroses. De acordo com a Aprece, Quixeramobim foi criteriosamente escolhida por estar na região do Sertão Central, área considerada crítica e com elevados números de transmissão de doenças pelo mosquito.
O encontro objetivou a troca de experiências sobre ações exitosas no combate ao Aedes aegypti. Deputados, gestores municipais de saúde e representantes e órgãos do Estado debateram a questão. Promotores do Centro de Apoio Operacional da Cidadania (CAOCidadania) do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) também estavam entre as autoridades.
Para o presidente da Aprece, Expedito José do Nascimento, o evento foi considerado um grande sucesso, pela grande mobilização realizada e pelo engajamento e comprometimento observado em todos os participantes. Ele salientou a importância do trabalho conjunto entre o poder executivo municipal e o legislativo, na busca de soluções viáveis e efetivas para o problema e avaliou que a responsabilidade pelo combate ao mosquito não pode recair somente para as prefeituras. “Precisamos estar juntos para trabalhar uma ação bem concentrada, com o objetivo de erradicar realmente esse mosquito”, disse.
O deputado Carlos Matos, presidente da Frente Parlamentar, frisou que os municípios conseguiram diminuir a infestação do mosquito com “iniciativas criativas e baratas” e frisou a ampliação de seis para 10 do número mínimo de visitas, por ano, dos agentes de endemia nas casas.
A secretária-executiva da Saúde do Ceará, Lilian Alves Amorim, afirmou que, além do esforço conjunto entre Estado e municípios, as prefeituras precisam focar em ações intersetoriais.

POSTADA POR GOMES SILVEIRA 
COM INFORMAÇÕES DO DN
SUGESTÃO DE REPORTAGENS 88 9 - 98602540 Tim – 88 9 - 92026830 Claro – 88 9 - 34121595 Fixo .JORNAL CENTRAL QUIXADÁ. NO WHATS APP 88 - 9 - 96331144

Nenhum comentário:

Postar um comentário