O vereador Léo Couto (PSB) confirmou nessa segunda-feira (25) que tem o apoio do prefeito eleito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), para disputar a eleição para a presidência da Câmara Municipal (CMFor). Essa eleição ocorrerá no início do próximo ano e definirá não apenas o próximo presidente, mas toda a nova Mesa Diretora da CMFor para o biênio 2025-2026.
Órgão que administra o Legislativo municipal, a composição da Mesa Diretora é, inclusive, ponto central nas negociações com as bancadas partidárias de vereadores eleitos para definir os apoios às chapas lançadas para essa eleição. Em nota divulgada nas redes sociais, Léo agradece o apoio de Evandro e destaca que este momento, antes da eleição, é de “diálogo” com os pares.
“É com imensa honra e alegria que recebo o apoio do prefeito Evandro Leitão para a Presidência da Câmara Municipal. Esse gesto reafirma a confiança depositada em mim, o que fortalece ainda mais nossa determinação em contribuir para o desenvolvimento de Fortaleza. Reconheço que este é um momento de diálogo, construção coletiva e alinhamento com os colegas para o que for melhor para a nossa cidade”, diz Léo Couto.
Nome atuante na oposição ao atual prefeito José Sarto (PDT), Couto participou ativamente da campanha de Evandro. É um nome próximo ao ministro Camilo Santana (PT) e é do mesmo partido do senador Cid Gomes, embora esteja no PSB desde antes da sigla filiar os cidistas. Além disso, Couto é filho e neto de ex-presidentes do Legislativo fortalezense. Seu pai, José Maria Couto, e o avô, Gerôncio Bezerra, já comandaram a CMFor.
Para sair vitoriosa, a chapa para eleição da nova Mesa Diretora da CMFor precisa reunir 22 votos entre os 43 vereadores. A coligação de Evandro elegeu 14 vereadores na eleição municipal e, no segundo turno da eleição pela Prefeitura de Fortaleza, outros vereadores eleitos passaram a apoiá-lo, chegando a 23 o número de vereadores na sua base de apoio. Além disso, Couto trabalha para consolidar e ampliar ainda mais essa vantagem.
Chapa de oposição
Na semana passada, o deputado federal, presidente municipal do PL e ex-candidato à Prefeitura de Fortaleza, André Fernandes (PL), anunciou que trabalharia para lançar uma chapa de oposição ao futuro governo na eleição para a Mesa Diretora da CMFor. Nota de Fernandes descartou apoiar a chapa apoiada pelo PT de Evandro Leitão.
“Se aliar ao PT não é uma opção. Tendo isso como algo inegociável, o PL Fortaleza se posiciona contra a candidatura proposta pelo PT para Presidência da Câmara de Vereadores. De forma democrática e com o aval dos cinco vereadores eleitos, estamos trabalhando a formação de uma chapa de oposição para disputar a mesa diretora”, disse André Fernandes na última quinta-feira (21).
No entanto, conforme O Estado apurou, o nome de Léo Couto parece já estar consolidado entre os vereadores, mesmo aqueles que atualmente estão na base do prefeito José Sarto. Maioria desse grupo apoiou André Fernandes no segundo turno da eleição pela Prefeitura, mas isso não necessariamente impacta o voto para eleição interna da Câmara.
O vereador e presidente do PRD Ceará, Michel Lins, hoje na base de Sarto, relatou ao O Estado que foi procurado tanto por Couto como pelo grupo do PL, mas ele e toda a bancada do PRD definiu apoio ao primeiro.
“Fomos procurados tardiamente, num momento em que as coisas já estavam caminhando. Essas articulações têm que acontecer logo de início e aí houve uma inércia por parte de quem queria montar qualquer outro tipo de chapa”, afirmou sobre uma possível chapa de oposição, articulada pelo PL.
Viu situação que pode virar notícia? Ou tem alguma sugestão de pauta?Fale com a gente pelo WhatsApp do Central Quixadá.
SUGESTÃO DE PAUTA? FALE COM A GENTE PELO WhatsApp do Central Quixadá
88 998602540 / 988820918 / 88 34121595
JORNAL CENTRAL QUIXADÁ É O BLOG OFICIAL DO RADIALISTA GOMES SILVEIRA NO SERTÃO CENTRAL. PARTICIPE ATRAVÉS DO TELEFONE E WHATS APP - TELEFONE FIXO 3412 1595 TIM (88)998602540 88 988820918 OI EMAIL - CENTRALQUIXADA@GMAIL.COM
POSTADA POR GOMES SILVEIRA
FONTE O ESTADO
Nenhum comentário:
Postar um comentário