Nome apoiado pelo governador Elmano de Freitas (PT) na eleição para a presidência da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), Romeu Aldigueri de Arruda Coelho é deputado estadual e o atual líder do governo na Casa legislativa. Nesse posto, ele cumpre o papel de representar os interesses do Executivo, defendendo e trabalhando para aprovar pautas encaminhadas pelo Governo do Estado à Assembleia.
Hoje no PDT, Romeu Aldigueri integra a ala desse partido que é liderada pelo senador Cid Gomes (PSB). Os deputados estaduais desse grupo são da base aliada do governador e devem migrar para o PSB, acompanhando Cid.
O fato de ser um nome da confiança tanto do governador Elmano de Freitas como do senador Cid Gomes tornou Romeu o nome “ideal” em meio ao recente embate entre Elmano e Cid em torno da sucessão na Assembleia. Além disso, é também um nome influente entre os deputados.
Trajetória na política
Advogado, Romeu Aldigueri já ocupou diversos cargos públicos, com destaque para a área de meio ambiente. Ele já foi superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) entre 1999 e 2002, sendo escolhido presidente regional do Instituto no Nordeste. Tornou-se chefe da Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará (Semace) de 2003 a 2006. Foi também membro do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).
Entre algumas das ações encabeçadas por ele, pode-se citar a revitalização do Parque do Cocó, em Fortaleza; a criação do Parque Nacional de Jericoacoara; a revitalização do Parque das Timbaúbas em Juazeiro do Norte e a criação do Parque Estadual das Carnaúbas, em Granja e Viçosa do Ceará.
Já entre os cargos eletivos, Romeu Aldigueri já passou por postos no Executivo e Legislativo. Em 2012, pelo PR (atual PL) foi eleito prefeito de Granja, cidade da Região Norte do estado, reduto político da família Arruda. Em 2018, foi eleito deputado estadual com 89.060 votos pelo PDT, sendo reeleito em 2022 com 90.399 votos.
Nas eleições municipais de 2024, Romeu apoiou candidaturas de familiares em cidades da região onde tem influência. Em Granja, o irmão Aníbal Filho (PT) foi eleito prefeito, função que já exercia pois era o vice eleito na chapa de Juliana Aldigueri (PDT), ex-esposa de Romeu que renunciou ao posto de prefeita em 2023. Lígia Aldigueri (PSB), filha de Romeu, foi eleita vice na chapa de Aníbal.
Já outros nomes não tiveram êxito. Candidato a prefeito em Jijoca de Jericoacoara, o irmão Márcio Aldigueri (PSD) não se elegeu. Namorada de Romeu, Tainah Marinho (PT) tentou a Prefeitura de Barroquinha, mas não foi eleita.
Viu situação que pode virar notícia? Ou tem alguma sugestão de pauta?Fale com a gente pelo WhatsApp do Central Quixadá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário